Publicado em: 05 de fevereiro de 2014 07h02min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min
Na última quinta-feira (30), alunos dos cursos de Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul visitaram duas empresas localizadas em Santa Catarina: a indústria de processamento de pescado Gomes da Costa, em Itajaí, e a fabricante de máquinas e implementos para a atividade aquícola Bernauer Aquacultura, em Indaial. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Tania Helena Neunfeld, Jorge Erick Garcia Parra, Fábio Henrique Poliseli Scopel e Ernesto Quast.
No período da manhã, os acadêmicos visitaram a indústria Gomes da Costa, que foi fundada em 1954. A empresa faz o processamento de atum e sardinha, desde a pesca e recepção do pescado, passando por processos de descongelamento, evisceração, cozimento, resfriamento, limpeza, até as etapas de embalamento, que envolve enlatamento e adição do líquido de cobertura, recravação, esterilização, rotulagem e embalagem e, por fim, armazenamento e expedição.
Para ver algumas dessas etapas da fabricação de atum e sardinha enlatados, os estudantes foram divididos em dois grupos, cada um acompanhado por um chefe de produção da Gomes da Costa. Enquanto um chefe de produção mostrava para os acadêmicos o processamento do atum, o outro mostrava como é feito o processamento da sardinha.
Depois os grupos reuniram-se novamente onde haviam sido recepcionados e puderam degustar lanches preparados com produtos da empresa. Na segunda parte da visita, os estudantes foram levados à unidade de produção de embalagens de aço, usadas no envaze dos produtos da Gomes da Costa.
A segunda visita do dia foi a uma das cinco unidades da empresa Bernauer, onde os acadêmicos puderam ver como é feita a fabricação de equipamentos mecânicos, como aeradores e oxigenadores para a aquicultura, usados para melhorar a qualidade da água, e também equipamentos de análises de qualidade da água.
Para o professor Parra, que acompanhou os alunos na visita, a experiência prática é importante para que os estudantes possam ter uma visão real do que os espera pela frente, quando forem profissionais. "Muitas vezes, em sala de aula, a gente fala, tenta explicar da melhor forma possível, porém, os alunos chegando na empresa, vendo todo o processo, tanto para a transformação do peixe desde que ele é pescado até chegar ao consumidor, e da mesma forma na outra empresa, verificando os equipamentos e como a empresa tem pesquisado para melhorar a produção e produtividade, é outra coisa estando lá", explica o professor. "Eles vão ter uma visão mais real e vão entender muito melhor na prática o que se falou na teoria, em sala de aula, e isso é extremamente importante", completa Parra.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo