Publicado em: 12 de fevereiro de 2014 07h02min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 12h01min
No último domingo (09), alunos da 2ª e 4ª fases do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul foram a Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba, para visitar duas experiências de produção sustentável. A visita está relacionada à disciplina Meio Ambiente, Economia e Sociedade, ministrada pelo professor José Martins dos Santos.
Os acadêmicos visitaram a chácara Laticínio Recanto Verde, de propriedade do casal João e Elke Tanto, e a agroindústria Amanda Marfil Gastronomia Agroecológica, da família Marfil. Ambas produzem e comercializam produtos agroecológicos. A chácara especializou-se na produção sustentável de derivados de leite. Todos os insumos para alimentação dos animais são produzidos no mesmo local ou são comprados em redes de produção agroecológica. "Dessa forma, tem-se uma produção saudável, sem veneno, com qualidade nutricional e risco zero à saúde humana", aponta o professor Santos.
Ali, os alunos puderam verificar o processo de produção, caracterizado como um modelo de produção limpa, com enfoque preventivo e sustentável ambientalmente. Esta modalidade de produção se diferencia significativamente da produção tradicional. Os animais são tratados em um ambiente de total harmonia com a família e as pessoas, evitando o estresse dos bichos e a produtividade forçada, à base de insumos de crescimento.
Já a chácara da família Marfil obedece a mesma sistemática e pressupostos da agroecologia, porém especializou-se na agroindustrialização e comercialização de vários produtos agroecológicos, atendendo aos consumidores da feira ecológica de Curitiba, programas institucionais como a merenda escolar e outras demandas de consumidores conscientes da importância da produção e do consumo sustentável.
A visita técnica buscou "aliar os conhecimentos de sala de aula a uma aplicação prática", explica o professor Santos. Além disso, o contato com experiências de produção sustentável contribui para que os estudantes possam enxergar de outra forma esse tipo de produção. "Com isso, os alunos viram que é possível adotar sistemas de produção sustentável apesar do modelo dominante tradicional", conclui o professor Santos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo