Publicado em: 12 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min
Nos dias 5 e 6 de dezembro, alunos da 6ª e 8ª fases do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul visitaram instituições financeiras e culturais de São Paulo. O destaque foi para a BM&FBovespa, onde os alunos puderam verificar o processo de compra e venda de ações, derivativos e mercadorias, e confrontar esse processo com a teoria.
A atividade está relacionada às disciplinas Economia e Política Monetária e Administração Financeira, sob responsabilidade dos professores Anderson Luiz de Oliveira e João Arami Martins Pereira. Para o professor Oliveira, é importante contrapor teoria e prática. "Isso os convence de que a teoria aprendida em sala de aula pode ser aplicada na realidade e dessa forma os alunos ficam convencidos de que o aprendizado teórico será muito útil em sua carreira profissional", aponta o professor Anderson Luiz de Oliveira.
Para a aluna da 8ª fase do curso de Ciências Econômicas Valquiria Rocha Leoncio, a viagem a São Paulo foi importante para conhecer uma realidade diferente daquela a que está habituada. "Eu achei a viagem interessante porque é fora da nossa realidade, é uma coisa que a gente não vê aqui em Laranjeiras. E todos tinham interesse em ir até lá para conhecer a Bolsa de Valores, onde ocorrem transações do mundo inteiro", opinou a estudante.
Além da Bolsa, os estudantes conheceram também o Memorial da América Latina, que foi fundado em 1989 com o objetivo de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os outros países da América Latina. No espaço projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer os acadêmicos puderam conhecer um pouco mais da história dos povos latino-americanos.
Outra visita cultural realizada foi ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Fundado em 1947, o Masp foi idealizado por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. Seu acervo possui atualmente cerca de 8 mil peças, dentre as quais destacam-se obras de Rafael, Botticceli, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Van Gogh, Matisse, entre outros artistas renomados.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo