Publicado em: 06 de setembro de 2019 10h09min / Atualizado em: 09 de setembro de 2019 08h09min
Na última quarta-feira (4) ocorreu a inauguração da Agroindústria de Processamento Mínimo em Reserva do Iguaçu (PR). O Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul é um dos parceiros da entidade, auxiliando na organização da Agroindústria desde 2016.
Conforme relata o Coordenador do NECOOP, Pedro Ivan Christoffoli, “a inauguração do espaço é a consolidação de uma obra que o NECOOP acompanha há três anos”. Em 2016 o NECOOP elaborou, junto a cooperativas e associações da região, três projetos que foram submetidos ao Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (PRO-RURAL). O valor da obra inaugurada ultrapassa 400 mil reais a fundo perdido e beneficiará mais de 80 produtores certificados, com produção orgânica e agroecológica”.
Christoffoli complementa: “Essa é a primeira obra inaugurada, outras duas estão em andamento, sendo a Agroindústria de Condimentos na Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, em Reserva do Iguaçu (PR), e a Agroindústria de Processamento de Vegetais no Assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu (PR)”, destaca.
O docente salienta, “esse é um trabalho realizado em parceria entre os pequenos produtores familiares, docentes e estudantes da UFFS, e é muito importante, tanto para a formação acadêmica, quanto humana e pessoal, ver que os nossos acadêmicos já atuam em projetos concretos”.
NECOOP
Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) foi criado no ano de 2012, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, com intuito de promover a constante integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. O objetivo geral do Núcleo é promover o associativismo e o cooperativismo como estratégias para o desenvolvimento e transformação social.
O NECOOP tem como objetivos contribuir para o fortalecimento da cultura da cooperação no Território da Cantuquiriguaçu; apoiar processos de transformação social com base na organização de iniciativas econômicas associativas; aportar estudos e análises em vista do desenvolvimento da economia solidária; se constituir como um espaço de diálogo e construção coletiva de demandas e questões para a UFFS com o entorno social e Economia Solidária; e, realizar cursos de formação continuada em espaços de educação formal e informal sobre cooperação, agroecologia, jogos cooperativos, auto-organização, voltados aos trabalhadores do campo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo