Publicado em: 12 de agosto de 2019 17h08min / Atualizado em: 13 de agosto de 2019 10h08min
Na próxima sexta-feira (16), estudantes da sexta fase do curso de Agronomia, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, farão apresentação das atividades vivenciadas pelos acadêmicos com grupos de agricultores ecológicos situados nas regiões de Verê, Marechal Cândido Rondon, Paranacity, Curitiba e Campo Magro (PR), Porto União (SC), Erechim e Passo Fundo (RS).
A atividade é aberta a estudantes, técnicos-administrativos e professores e ocorre das 15h30 às 18h no Auditório do Bloco A.
As apresentações se referem às atividades vivenciadas pelos acadêmicos que cursam o Componente Curricular (CCR) “Vivências em Agroecologia”, ministrado na 6ª fase do curso de Agronomia, no qual o estudante participa de atividade de preparação/formação e depois visita uma propriedade agroecológica para acompanhar o dia a dia dos agricultores, etapa que tem duração de 8 dias. A finalização da disciplina ocorre com a apresentação/avaliação das vivências dos acadêmicos.
A disciplina é ministrada pelo docente Julian Perez-Cassarino. O professor explica que o CCR foi ministrado pela primeira vez neste ano, pois foi incorporado ao curso a partir da vigência do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Julian comenta que os 13 estudantes matriculados no CCR visitaram propriedades em seis regiões e ficaram 8 dias em propriedades de agricultores ecológicos.
Conforme Julian, o objetivo do componente curricular é “propiciar aos estudantes o conhecimento sobre a realidade de agricultores que trabalham e vivem da agroecologia no Paraná e Sul do Brasil, de forma a contribuir para a formação dos estudantes a partir da vivência da realidade concreta dos atores que promovem a agroecologia, bem como para enriquecer a formação das demais disciplinas e trazer problemas e demandas de pesquisa e extensão para dentro da Universidade”.
O professor fez uma avaliação da atividade, para ele “a atividade foi excelente. Os estudantes estavam receosos de início, por não conhecerem os locais onde permaneceriam e por ser uma disciplina diferente das demais. Porém, os resultados foram muito bons, os estudantes entenderam o objetivo da disciplina, integraram-se com as famílias e instituições e seus relatos demonstram que a experiência foi muito enriquecedora do ponto de vista da formação do profissional em agronomia”.
O professor ressalta que “os estudantes, mesmo os que foram para a mesma região, ficaram em propriedades separadas. Todos os locais escolhidos para as atividades possuem histórico e trabalhos consolidados no campo da agroecologia”. Julian aproveita para agradecer ao Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi) , Cooperativa de Organização, Produção e Comercialização Solidária do Planalto Norte (Comsol), Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), entidades que se dispuseram a receber os estudantes e organizar sua estadia.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo