Publicado em: 27 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min
Foi divulgada nesta semana a lista de 33 trabalhos selecionados para apresentação nos quatro eixos temáticos do I Seminário Regional de Educação do Campo: projetos político-pedagógicos e do I Seminário de História Oral: a memória da luta pela Reforma Agrária na Fronteira Sul do Brasil. Os eventos acontecem no período de dois a quatro de outubro, em Erechim, e ainda é possível realizar inscrição como ouvinte (por meio do blog http://seminarioeducacaocampoerechim.blogspot.com.br/).
Sediarão as atividades a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim.
Conforme a coordenadora do Seminário de Educação do Campo, professora da UFFS – Campus Erechim, Naira Estela Roesler Mohr, a temática encontra-se latente em todo território brasileiro e passou, nos últimos anos, por pressão popular, ao fazer parte da agenda do Governo. “Mas, discutir um processo de educação em seu sentido mais amplo requer a participação e o envolvimento dos sujeitos em questão, e não aguardar a implementação de projetos e programas aleatórios, provisórios e descontextualizados. Ou seja, é necessário o protagonismo de quem está neste espaço, no caso, educadores, movimentos sociais, agricultores, lideranças comunitárias e de instituições populares”, diz.
Para a professora, a atividade se alinha com o compromisso institucional da UFFS, que tem como propósito contribuir com o desenvolvimento regional e corresponder aos interesses e às necessidades das comunidades e organizações sociais, objetivos estes já apresentados na Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe), em 2010.
“O evento visa, sobretudo, possibilitar discussão e problematização do espaço do campo, com foco na questão educacional. Porém, entendemos que ele não deva ter uma função pontual, mas que seja uma atividade dentro de um processo perene e contínuo em torno do desenvolvimento da região; que seja um momento fundamental de articulação e também um espaço propositivo de ações com ampla participação”, argumenta a coordenadora.
Naira destaca a articulação de um grande grupo de organizações e entidades em torno da organização do evento. São promotores dos seminários, além das duas universidades já citadas, o Comitê de Bacias Hidrográficas Apuaé – Inhandava; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS); a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/Sul); a Fundação Nacional do Índio (Funai); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, por meio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); a Secretaria Municipal de Educação de Erechim; a Via Campesina e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Programação:
Dia 02/10 – Quarta-feira
18h30 – 20h - Credenciamento e abertura
20h - Conferência: Conjuntura atual do campo brasileiro, com João Pedro Stédile (MST)
Dia 03/10 – Quinta-feira
08h – 10h - Painel 1: Educação do Campo – Perspectivas e Projetos, com Sandra Dalmagro (UFSC) e Paulo Alentejano (UERJ)
10h30 – 12h30 - Painel 2: O campo e suas contradições: leituras da região, com Nédio Piran (URI) e Luiz Fernando Fleck (Emater/RS)
13h30 – 15h - Painel 3 – A Educação nas Comunidades Indígenas e Quilombolas, com Maria Teresinha Costa Vargas (Comunidade Quilombola Arvinha – Sertão/RS) e Danilo Braga (Terra Indígena Ligeiro)
15h30 - Sessão de apresentação de trabalhos (GT's)
18h30-20h - Painel 4: Memória e História: luta pela Reforma Agrária na Fronteira Sul, com Paulo Zarth (Unijui) e Regina Weber (UFRGS)
Dia 04/10 – Sexta-feira
8h-12h - Sessão de apresentação de trabalhos (GT's)
14h-16h - Conferência de encerramento: Desafios da Educação Popular no Brasil com Isabela Camini (Setor de Educação do MST)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo