Publicado em: 09 de dezembro de 2013 12h12min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 11h01min
Cerca de 30 estudantes dos cursos de graduação em Pedagogia e História e da especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica representaram o Campus Erechim na décima segunda edição do Fórum FAPA (Faculdade Porto-Alegrense), em Porto Alegre/RS, que teve com tema “Conhecimento Movendo o Mundo”.
Dentre os trabalhos apresentados pelos estudantes do Campus Erechim, dez estão vinculados às disciplinas de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino de Língua Portuguesa, ministradas pela professora Zoraia Aguiar Bittencourt no curso de Pedagogia. Segundo a professora, “os trabalhos são resultado de pesquisas de campo que tiveram por objetivo aproximar as leituras realizadas em sala de aula e as práticas colocadas em circulação nas escolas da região do Alto Uruguai gaúcho em relação ao trabalho com língua materna na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.
O trabalho intitulado “Biblioteca e sua relação com as práticas de leitura”, de autoria das acadêmicas do sexto semestre de Pedagogia, Alíssia Barberini, Patrícia Bernstein e Cândida Chiaparini, foi premiado com Menção Honrosa. “Ficamos muito orgulhosos de ver estudantes de graduação participando de eventos científicos e sendo premiados com pesquisas que vêm realizando a partir do trabalho proposto em nossas salas de aula aqui da UFFS”, destaca Zoraia.
Outro trabalho premiado, desta vez com Distinção, foi “Política de educação integral no Brasil: uma análise dos discursos do Programa Mais Educação", de autoria das acadêmicas do curso de História, Carla Barros e Rosane Ploia. Carla também é bolsista de iniciação científica do projeto “A educação integral na perspectiva crianças: um estudo etnográfico na Educação Infantil" e Rosane, bolsista do projeto de extensão "Educação Infantil - Múltiplos Letramentos", ambos coordenados pelo professor Rodrigo Saballa de Carvalho.
“Proporcionar aos nossos estudantes a participação em eventos acadêmicos possibilita que eles vivenciem experiências que constituirão a sua formação como professores pesquisadores, o que também contribui para que tenhamos práticas mais críticas e produtivas em nossas escolas”, finaliza Zoraia.
O evento foi realizado nos dias 23 e 30 de novembro e sete de dezembro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo