Publicado em: 08 de setembro de 2011 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min
A minha História na UFFS
Autora: Elisete Verginia De Toni
Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo
Comecei na UFFS pelos bastidores, pois era professora estadual e como integrante do sindicato de professores, estive em todas lutas da categoria e também da comunidade. Lembro-me de uma audiência pública pela implantação da universidade, no Centro de Cultura e nós, professores, estávamos reunidos com lideranças políticas, comunitárias e alunos.
Dois anos depois de me aposentar, despretensiosamente, fiz o ENEM e para surpresa de todos, principalmente de meus filhos, realizo um sonho adiado por mais de 30 anos: Ingressar no curso que sempre quis. E o melhor, novamente numa federal, na UFFS, aqui em Erechim. Minha idade? 52 anos. Dá para imaginar a surpresa de meus colegas uma meninada de 17/18 anos? Se me senti deslocada? Nem um pouco! Penso que até hoje nunca fui tão bem recebida. Sou o motivo de muitas brincadeiras, que adoro! Queriam chamar-me “tia”, mas pedi que me chamassem “vovó”, porém me chamam “véia”. Tenho aprendido muito com eles, nos divertimos e essa diferença de gerações só tem acrescentado. São adoráveis! Somos uma turma ímpar, nosso curso é puxado, forte e estou tendo uma segunda chance de juventude e conhecimento. Agora, minha perspectiva não é envelhecer, é aprender.
Esta universidade precisa ser o cartão de visita de Erechim. Temos professores tão apaixonados pelo que fazem que até nos atrapalham. Esquecem-se de nos dar intervalo, nos atrasam as refeições e estamos mais na faculdade do que em casa. Praticamente deixei de ser mãe e passei a ser colega de “república”. Sim, pois meus filhos e eu dividimos os afazeres domésticos e também compartilhamos uma vida universitária, entre resenhas, fichamentos, croquis e lanchinhos.
Tive muitas alegrias ao retornar à universidade nessa fase de minha vida. Tenho até ex-alunos como colegas. É tão gratificante ver que o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade é viável a todos. Almejar uma faculdade não é mais um sonho, é possibilidade. E está aqui, na minha cidade. Agora, a cidade de muitos estudantes, de outras cidades e de outros estados, novos costumes, novas culturas, novas oportunidades.
Estar na faculdade é como retornar a um tempo excelente que voltou a fazer parte de meus dias. Acordar cedo, aulas, trabalhos, pesquisas, grupos de estudos, tudo tão conhecido e tudo tão novo, de novo!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo