Publicado em: 03 de dezembro de 2013 12h12min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 11h01min
A terceira Semana Acadêmica do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim abriu na noite desta segunda-feira (02). A palestra de abertura foi ministrada pelo historiador Francisco Marshall, conhecido internacionalmente por suas pesquisas nas áreas de história antiga, arqueologia clássica, museologia, iconologia, estudos do imaginário e história da cultura. A programação da Semana Acadêmica segue até sexta-feira, tratando da “História das Religiões e Religiosidades”.
Com o tema “Inventar e desinventar deuses”, Marshall destacou a relevância da discussão acerca das religiões. “Está aí um desafio para o conhecimento e para a sociedade, compreender o valor social da religião e, sobretudo, a sua natureza como experiência histórica e, a partir dessa compreensão do fenômeno religião como manifestação cultural, redimensionar o papel dessa fonte de conhecimento na nossa experiência histórica”, disse.
Ele tratou de “algumas das condições históricas e sociais no mundo antigo onde esse fenômeno se estruturou e, também, no próprio mundo antigo, como ali floresceram as possibilidades de um pensamento autônomo”. Esclarecendo acerca do título da palestra, o pesquisador assinalou: “Essa primeira palavra do meu título [inventar] revoga uma afirmação muito comum sobre a religião, que a propõe como natural no ser humano. Não é. É opcional do ser humano contemporâneo, evidentemente. Em outros momentos foi compulsória por todo o aquário de sinais, de compulsões que a cultura, o estado, as instituições, e por vezes a coerção, realizam. É também o resultado de um conjunto de processos importantes, o mais importante deles o surgimento do Estado, das suas instituições, onde a religião teve, e continua tendo, um papel decisivo, estabilizando as explicações do mundo, constituindo autoridade, disseminando conhecimentos favoráveis, exatamente, a essa ordem autocentrada, que é o poder do Estado”.
A terceira Semana Acadêmica de História é uma promoção do Diretório Acadêmico de História (Dahis) Olga Benário, com a colaboração do colegiado do curso de História e do grupo de estudos “Entre o Lógos e o Tao”. Representou a Comissão Organizadora durante a abertura o estudante Vicente Detoni, já o colegiado foi representado pelo coordenador do curso de História, Fábio Feltrin de Souza.
Confira a programação das demais atividades que integram o evento:
03/12 - Mesa Redonda: “Religiões e religiosidades afro-brasileiras” com Daniel de Bem (UFFS) e Artur César Isaia (UFSC)
Hora e local: 19h30, no auditório da UFFS – Campus Erechim
04/12 - Mesa Redonda: “Religiões e religiosidades no Ocidente e no Oriente – História e historiografia” com Paulo Bittencourt (UFFS) e Luciane Gressana (URI)
Hora e local: 19h30, no auditório da UFFS – Campus Erechim
05/12 - GT'S – Apresentações de trabalhos e relatos de experiência de pesquisa
Hora e local: 19h30, no auditório e na sala 3 do Anexo
06/12 - Conferência: “História das Religiões e Religiosidades – Considerações historiográficas e teórico-metodológicas”, com Eliane Cristina Deckmann Fleck (Unisinos)
Hora e local: 20h, no auditório da UFFS – Campus Erechim
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo