Publicado em: 13 de maio de 2024 11h05min / Atualizado em: 13 de maio de 2024 11h05min
O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFFS - Campus Erechim realizou, no dia 8 de maio, o Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico. As atividades mobilizaram a comunidade acadêmica e promoveram momentos de reflexão sobre a produção de conhecimento interdisciplinar e o potencial das Ciências Humanas como instrumento de interpretação da realidade.
O evento contou com a presença de Djalma Thürler, coordenador da Câmara II da área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde é coordenador do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).
O professor Djalma abriu a programação com a palestra “Os desafios da interdisciplinaridade” e, ao oportunizar um diálogo entre os presentes, trouxe à pauta temas como o compromisso social da pós-graduação e a natureza transversal da interdisciplinaridade.
Professor Djalma abriu a programação com a palestra “Os desafios da interdisciplinaridade” (Fotos: Fernanda Schons)
- A interdisciplinaridade se caracteriza como espaço privilegiado para as ações da Capes em relação ao sistema nacional de pós-graduação por estabelecer pontes entre diferentes níveis de realidade, lógicas e formas de produção do conhecimento, transpondo e gerando conceitos, teorias e métodos - ressaltou Thürler.
Na sequência, foi realizada a socialização de pesquisas de alunos e egressos do mestrado.
Plateia assistiu às pesquisas desenvolvidas pelos alunos e egressos do Programa
- As apresentações acadêmicas enfatizaram o protagonismo discente nas atividades realizadas e destacaram a diversidade de temas envolvidos e áreas do conhecimento mobilizadas nas pesquisas desenvolvidas no PPGICH – salientaram os professores Adriana Richit e Halferd Carlos Ribeiro Júnior, coordenadores do Programa.
Apresentaram aspectos teóricos e metodológicos, bem como desdobramentos pessoais, acadêmicos e sociais de suas pesquisas os egressos Cheila Basso e Ricardo Luiz Pasini e os mestrandos Fernanda Schons, Luísa Silva dos Santos, Mariele Malaquias da Silva e Sidiane Aline Geremia, Cristian Puhl, Eliomar Pereira Marca e Marcos Sardá Vieira.
- É um privilégio participar deste importante evento do PPGICH, que nos proporciona espaço, em uma universidade pública, federal e popular como a UFFS, para desenvolver nossas pesquisas e estabelecer relações dialógicas sobre o conhecimento científico que estamos produzindo - pontuou a mestranda Fernanda Schons, uma das organizadoras do evento.
A acadêmica Fernanda Schons apresentando sua pesquisa
Conforme a professora Adriana Richit, o Seminário viabilizou o estabelecimento de um diálogo profícuo e mais intenso entre as pesquisas científicas desenvolvidas no PPG e a comunidade.
- Eventos desta magnitude são imprescindíveis porque promovem uma interação a respeito das propostas de construção de um conhecimento interdisciplinar na área das Ciências Humanas, e aproximam a sociedade das discussões que o nosso PPGICH vem apresentando ao mobilizar diferentes campos do conhecimento e articular uma ciência capaz de atender e pluralidade da sociedade contemporânea - destacou a coordenadora do Programa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo