Publicado em: 22 de janeiro de 2014 12h01min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min
Desde 2012 a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vem desenvolvendo um projeto, com financiamento do Ministério das Comunicações, visando à inclusão digital de jovens que vivem no campo nos três estados onde a Universidade atua (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Agora essa ação terá continuidade por meio de um novo projeto, recentemente aprovado pelo Ministério, que garantirá o aporte financeiro para que as atividades continuem a ser realizadas pelos próximos dois anos.
Inicialmente denominado “Juventude Rural e as Redes Sociais de Aprendizagem”, o projeto de extensão foi reestruturado e passou a chamar-se “Desenvolvimento Sustentável, Mídia Social e o Jovem do Campo”. Conforme o coordenador, professor da UFFS – Campus Erechim, Aníbal Lopes Guedes, “o projeto de extensão tem como intuito promover o processo de emancipação digital de jovens de unidades produtoras familiares da região Sul do Brasil, uma vez que a agricultura familiar nos estados sulistas caracteriza-se como importante fonte de renda, porém faltam estratégias que possibilitem a permanência dos jovens e, consequentemente, a continuidade destas unidades produtoras”.
Segundo ele, a intenção é ampliar e dar continuidade às atividades do projeto “Juventude Rural e as Redes Sociais de Aprendizagem”, por meio da formação do jovem do campo nas diferentes linguagens e técnicas proporcionadas pelas mídias sociais, de forma a melhorar as condições de vida social e reduzir o êxodo rural. O Ministério das Comunicações autorizou a liberação de cerca de R$ 300 mil para as ações distribuídas nos próximos dois anos.
Resultados
No projeto “Juventude Rural e as Redes Sociais de Aprendizagem” foram beneficiados cerca de 120 jovens, 40 em cada um dos Estados (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). As atividades desenvolvidas foram desde cursos formativos com colaboradores do projeto, professores e bolsistas, até a produção de material didático, disponibilizado no formato impresso e digital. Esse grupo capacitado nos cursos, com o apoio do material didático, foi o responsável pela multiplicação do conhecimento junto a outros jovens das suas comunidades de origem, articulados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul).
Para o jovem Gean Carlos Maldaner, um dos participantes do projeto, “a metodologia de multiplicadores do conhecimento é fator imprescindível”. Em seu relato aos coordenadores das atividades, que consta no relatório final do projeto, ele destacou o grande desafio de compartilhar e construir com os jovens das comunidades conhecimento e organização. Ao mesmo tempo, destacou a importância desse tipo de movimento pró-ativo.
O projeto inicial também fomentou outras ações na área, como o curso de Capacitação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica, que está em andamento em campi da UFFS nos três Estados do Sul; artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais; além da prospecção de novos projetos de extensão, como o que agora será executado: "Desenvolvimento Sustentável, Mídia Social e o Jovem do Campo".
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo