Publicado em: 17 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min
Um projeto de pesquisa, realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), avaliou, através de métodos biológicos, a qualidade da água dos principais rios que abastecem a cidade de Erechim. Os riachos Ligeirinho, Leãozinho e Campo deságuam na barragem da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Os resultados da pesquisa foram apresentados pelo bolsista do projeto e estudante do curso de Engenharia Ambiental da UFFS – Campus Erechim, Grégori Betiato Bieniek, no XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, realizado na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul, entre os dias 8 a 12 de setembro. A coordenadora do projeto é a professora Marília Teresinha Hartmann.
Conforme Bieniek, “o objetivo do estudo foi analisar, através de métodos biológicos, a qualidade da água dos principais rios que abastecem a barragem da Corsan”. Para isso, foram utilizados macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade da água. Esses organismos aquáticos estão presentes em águas de boa e de má qualidade, com isso, coleta-se a água e identificam-se os organismos encontrados (através do microscópio). Esses, por estarem presentes ou não, indicarão se a água é boa ou ruim”, disse.
Durante a pesquisa, os dados coletados indicaram que o rio Campo apresentou menor diversidade dos organismos pesquisados e as piores condições de qualidade de água em todas as análises, quando comparado aos demais riachos. “Constatação que condiz com a utilização de entorno do riacho por atividades agrícolas e de pecuária e ausência de mata ciliar”, explica o estudante.
Segundo ele, com isso pode-se afirmar que a utilização dos macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade de ecossistemas aquáticos é eficaz e demonstra a importância da avaliação dos rios que abastecem as cidades. “Com esses resultados, ações de gestão desses recursos hídricos podem ser tomadas, a fim de melhorar a qualidade da água e do entorno dos riachos”, explica.
Dados coletados
De acordo com Bieniek, como existem poucos dados publicados sobre a bacia hidrográfica que compõe a bacia de captação de água da Corsan em Erechim, as informações obtidas na pesquisa podem servir como ferramenta para a tomada de decisão acerca do planejamento da captação, visando a melhoria da qualidade de água.
O trabalho foi apresentado no Congresso na modalidade pôster, na sessão de Ecotoxicologia Aquática e Biomonitoramento. O título do trabalho é “Macroinvertebrados bentônicos para avaliação da qualidade de água em riachos do norte do Rio Grande do Sul”.
Embora o projeto de financiamento da Fapergs tenha concluído seu prazo, a pesquisa continuará a ser realizada na UFFS – Campus Erechim.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo