Publicado em: 10 de julho de 2013 13h07min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min
Edificações históricas de Erechim foram palco de uma ação inspirada no movimento mundial conhecido como "Exorcismo Urbano", promovida pelo projeto de extensão “Arquitetura Discutida e Vivida: experimentações entre o teórico e o real - Grupo Viver AU”, em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. No sábado (6), estudantes de diferentes cursos estiveram na ferroviária, localizada próximo ao terminal de ônibus urbanos, e em outras edificações de interesse patrimonial para realizar, através da fotografia e da performance, o 'exorcismo' desses espaços que hoje estão abandonados.
Com máscaras e outros acessórios, os participantes buscaram interferir, sem alterar o espaço, e tendo como resultado o instante fotografado. A proposta do "Exorcismo Urbano" é provocar o olhar para lugares esquecidos. Conforme o coordenador do projeto de extensão, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – CampusErechim, Murad Jorge Mussi Vaz, a atividade, inspirada nesse movimento que se desenvolve em vários países, chama a atenção para a questão da preservação do patrimônio, pois desvenda espaços que têm importância histórica/cultural e que atualmente estão abandonados.
Mais atividades
Outras duas atividades também foram realizadas pelo Grupo Viver AU na última semana. Na quinta-feira (4) foi exibido e debatido o filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa. A atividade aconteceu no Auditório da UFFS – CampusErechim. Os debatedores convidados foram os professores da UFFS Gerson Fraga e Atílio Butturi Jr.
Na sexta-feira (5) aconteceu a atividade “Ferrovia: a memória através dos relatos”, no Lar dos Velhinhos. A proposta foi de exibir um documentário realizado sobre a ferrovia local e, posteriormente, colher relatos dos moradores do Lar sobre a influência dos trens no cotidiano de Erechim.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo