Publicado em: 25 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min
A professora da UFFS – Campus Erechim, Adriana Salete Loss, lança três livros nesta semana durante o XI Congresso Nacional de Educação (Educere 2013), em Curitiba. As obras “Ampliação das Inteligências Intra e Interpessoal nos Espaços Educativos”, “Metodologia da Pesquisa-Formação na Escola” e “Educar e Cuidar: Promovendo o Sucesso Escolar” foram organizadas a partir de uma pesquisa desenvolvida pela professora em uma escola de Educação Básica no município de Getúlio Vargas/RS, onde ela atuou como coordenadora pedagógica.
“Nessa escola, eu trabalhei com crianças e adolescentes que demonstravam não só dificuldade de aprendizagem como dificuldades de relacionamento, tanto com os colegas, como com os professores e com eles mesmos”, afirma Adriana. Para tentar melhorar esses aspectos, foram realizadas oficinas pedagógicas com os alunos. O processo de desenvolvimento dessa ação acabou tornando-se uma pesquisa que tem seu andamento e resultado relatados nos livros publicados.
Coleção
Conforme a autora, no primeiro livro, “Ampliação das Inteligências Intra e Interpessoal nos Espaços Educativos”, ela trabalha basicamente com questões teóricas e sugestões para docentes. “É um material voltado para os professores, para que eles possam tomar consciência das possibilidades de desenvolvimento dessas inteligências e para que a própria escola possa desenvolver isso como trabalho pedagógico”, argumenta.
A segunda obra, “Metodologia da Pesquisa-Formação na Escola”, aborda as possibilidades dos docentes pesquisadores. “O professor, além de trabalhar a questão do ensino, desenvolver a parte da docência, também, na minha perspectiva de concepção, precisa ser pesquisador. Este livro trabalha, basicamente, a Pesquisa-Formação, essa metodologia em que o professor pode organizar pesquisas, desenvolvê-las, estudar a sua prática educativa e, com isso, buscar resultados”, explica.
Já no terceiro livro, “Educar e Cuidar: promovendo o sucesso escolar”, Adriana relata a experiência com as oficinas pedagógicas. “Não é um modelo, mas são propostas que deram certo nessa pesquisa e que promovem o desenvolvimento escolar”, diz.
Segundo ela, os estudos não trazem respostas, “mas contribuem para que os professores possam refletir e aperfeiçoar o seu trabalho”. Os livros estão sendo lançados pela editora Appris.
Outras obras
Adriana projeta lançar outros dois livros até o final deste ano, pela mesma editora. “Preparando-se para ser professor passo a passo: manual de didática”, deverá ser lançado durante a reunião nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), que acontece no final do mês de setembro. Em novembro, a professora pretende lançar uma obra em parceria com Solange Von Onçay, professora da UFFS - CampusLaranjeiras do Sul, que trabalha, basicamente, as experiências das autoras com base em leituras de Paulo Freire, Heidegger e Pistrak.
Adriana é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e atua como docente há cerca de 23 anos, com experiência no Ensino Básico e Superior. Além das obras citadas, ela publicou, em 2004, o livro “Séries iniciais: metodologia para o ensino da matemática”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo