Publicado em: 27 de junho de 2013 13h06min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min
O programa de extensão “Erechim para Quem Quiser Ver, Discutir e Intervir”, por meio do projeto de extensão “Patrimônio Material e Imaterial: os cinemas de Erechim”, realizaram nessa quarta-feira (26) um encontro com representantes de entidades ligadas à preservação do patrimônio material e imaterial na região. O objetivo foi compartilhar as informações sobre os projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e também as experiências e preocupações dos órgãos públicos e entidades convidadas.
Conforme um dos coordenadores do projeto de extensão “Patrimônio Material e Imaterial: os cinemas de Erechim”, o professor da UFFS – Campus Erechim, Paulo Muller, a proposta do projeto é discutir as questões relativas ao patrimônio a partir da história das salas de cinema do município. “Estamos tentando trazer à tona essa discussão sobre patrimônio por meio de diferentes visões disciplinares: pela História, pela Arquitetura, pela Antropologia, pela Geografia”, explicou Muller.
De acordo com ele, o objetivo desse momento de interação com a comunidade externa foi de estreitar os laços da Universidade com os segmentos que discutem e trabalham com a preservação do patrimônio na região, de modo a compartilhar experiências e informações que possam colaborar com as respectivas iniciativas. “A intenção é que a partir daqui consigamos construir, ou pelo menos afinar algumas ideias para quem sabe pensar em projetos conjuntos, em possibilidades de parcerias”, explicou Muller.
A professora da UFFS – Campus Erechim, Josicler Alberton, que também coordena o projeto de extensão, destacou a relevância dessa colaboração mútua entre Universidade e comunidade por meio de ações de extensão, pesquisa e ensino, já que o projeto acaba desdobrando-se nessas diferentes esferas. Interessados no projeto podem entrar em contato pelo e-mail patrimonio.mi@gmail.com.
Participaram do encontro professores e estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Agronomia, História e Geografia da UFFS – Campus Erechim; arquitetos; representantes da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo e do Arquivo Histórico de Erechim; representante da Associação Amigos da Ferrovia de Marcelino Ramos; e da prefeitura de Gaurama.
Programa
Além desse projeto, outros quatro integram o programa de extensão “Erechim para Quem Quiser Ver, Intervir e Discutir”. São eles: Café com Memória; Arquitetura Discutida e Vivida: experimentações entre o teórico e o real – Grupo Viver AU; Curso Gestão Urbana e Formulação, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas; e Erechim para Quem Quiser Ver, Intervir e Discutir: democratizando o acesso às informações socioambientais da cidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo