Publicado em: 11 de novembro de 2011 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 08h01min
A convite da coordenação do curso de Geografia - Licenciatura, o geógrafo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rogério Uagoda, esteve na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim para palestrar sobre “Técnicas atuais da Geomorfologia Processual e Histórica: chave para o entendimento e mitigação dos desastres ambientais brasileiros”.
O tema da palestra atraiu acadêmicos dos cursos de Geografia, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Arquitetura e Urbanismo e Agronomia.
Desastres ambientais brasileiros vinculados aos movimentos de massa como, por exemplo, deslizamentos de terra, alagamentos, desmoronamentos, entre outros, pautaram a fala do doutor em Geografia/Análise e Gestão Ambiental, com ênfase em Geomorfologia e Geocronologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Australian National University. Uagoda baseou sua fala nos estudos de seu pós-doutorado, que vem sendo desenvolvido junto à UFRJ.
Para o Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia da UFFS, Dilermando Cattaneo, a fala do professor Uagoda trouxe o que há de mais relevante e atualizado nas pesquisas sobre Geomorfologia e os desastres ambientais. “Aliou uma dimensão teórica, onde apresentou conceitos e metodologias próprios do seu campo de análise, com diversos exemplos reais e recentes de desastres nas regiões sul e sudeste do Brasil, explicando seus mecanismos de formação e apontando caminhos para a prevenção e atenuar seus efeitos”, afirmou Cattaneo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo