Publicado em: 30 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min
Cerca de 25 estudantes do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, acompanhados pelo professor Dilermando Cattaneo, participaram, de 15 a 19 de setembro, do 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (Enpeg), realizado na capital da Paraíba, João Pessoa. Durante o evento, o grupo participou de um trabalho de campo em Cabaceiras, na região do semiárido paraibano, onde está localizado o Lajedo do Pai Mateus, “um tipo de formação rochosa típica do sertão nordestino, e cujas características - grande blocos rochosos soltos sobre o pavimento - só apresentam similares em outros dois locais no mundo”, explica Dilermando.
O professor destaca que a região é considerada uma das mais secas do Brasil. “Cabaceiras é o município que tem menor índice pluviométrico anual em todo o território nacional, o que faz com que a vegetação típica, a Caatinga, exista em toda a sua diversidade, sendo bem preservada na região do Lajedo”. A cidade também tem servido de locação para diversos filmes nacionais e internacionais, novelas e seriados devido ao clima seco, à alta luminosidade e às características peculiares, sendo 'O Auto da Compadecida' um dos filmes mais famosos rodados no local.
O professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bartolomeu Israel de Souza, participou da atividade de campo em Cabaceiras. A UFPB também colaborou com o transporte dos estudantes até o local, “firmando os passos iniciais de uma parceria entre os cursos de Geografia da UFFS-CampusErechim e da UFPB”, diz Dilermando.
Enpeg
Nesta edição, o Enpeg teve como tema: "Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão". Um dos eixos de discussão do evento foram os projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que no curso de Geografia da UFFS - Campus Erechim é coordenado pela professora Ana Maria de Oliveira Pereira e pelo professor Dilermando.
Os acadêmicos do curso Aline Nadal, Ana Paula Bertotti, André Furlan, Cleiva Perondi, Ivete Rodrigues, Josué Grégio, Shaiane Gaboardi, Silvana Pires de Matos e Luciana Zvierzikoski, além da professora Ana Maria, apresentaram trabalhos no Enpeg nas modalidades pôster e apresentação oral.
Trajeto
De Erechim-RS até João Pessoa-PB (ida e volta) foram cerca de 9 mil quilômetros percorridos. O trajeto de ida incluiu paradas em Guarapari, no Espírito Santo, e Recife e Olinda, em Pernambuco. No retorno o grupo passou pelo agreste pernambucano, sertão alagoano, Barragem de Paulo Afonso, Rio São Francisco, oeste da Bahia, Espigão Mestre, Bioma Cerrado, Chapadas de Goiás, proximidades de Brasília e Goiânia, triângulo mineiro, interior dos estados de São Paulo, Paraná, e Santa Catarina. A chegada a Erechim ocorreu em 22 de setembro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo