Publicado em: 10 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min
Duas conferências com pesquisadores que são referência no Brasil nas áreas da Educação e Questão Agrária marcarão a abertura e o encerramento do primeiro Colóquio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas). O evento acontece no período de 26 a 28 de novembro, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. As inscrições para ouvintes seguem abertas até o próximo dia 16. No blog do evento (http://coloquionipeas.blogspot.com.br/) é possível obter informações sobre a programação completa.
A abertura oficial do Colóquio, que terá como tema geral “Os Desafios da Universidade Popular: a busca da construção possível”, acontece às 19h30 do dia 26 de novembro, com a participação do professor Bernardo Mançano Fernandes, da Universidade Federal de São Paulo (Unesp). Conforme Émerson Neves da Silva, um dos coordenadores do evento, “Fernandes é um dos mais conceituados especialistas na questão agrária brasileira, tem inúmeros trabalhos analisando o processo de territorialização de atores sociais, em especial as novas configurações territoriais em decorrência da luta pela reforma agrária”.
Já a atividade de encerramento, marcada para as 19h do dia 28 de novembro, terá a contribuição do professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). “O professor Frigotto possui uma vasta produção acadêmica na área da educação, analisando a relação do trabalho com a educação, sendo um dos principais pesquisadores dessa temática no Brasil”, explica Neves da Silva.
Objetivos
Segundo ele, o objetivo principal do Colóquio é “possibilitar a problematização interdisciplinar das concepções de universidade popular e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da Fronteira Sul, enfocando os aspectos econômicos, sociais, culturais e educacionais que compõem a região”. Além das duas conferências, o evento contará com cinco mesas de debate, das quais participarão professores da UFFS e representantes de movimentos sociais.
Qualquer pessoa interessada pode participar do Colóquio como ouvinte, mediante inscrição prévia, que não tem custo. A atividade é uma promoção do Nipeas, núcleo de pesquisa vinculado à UFFS – Campus Erechim.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo