Publicado em: 18 de dezembro de 2012 12h12min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min
Representantes de comunidades indígenas, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participam, na próxima quinta-feira (20), de um debate sobre a “Demarcação de Terras Indígenas no Rio Grande do Sul: História, Direitos e Políticas”. A atividade acontece na sala dois da UFFS – Campus Erechim a partir das 16h e é aberta à comunidade.
Conforme o professor da UFFS, Paulo Muller, um dos objetivos é trazer a público a perspectiva dos indígenas sobre o processo de demarcação e as pressões que incidem sobre as suas comunidades.
Serão debatedores o representante da Terra Indígena Mato Preto, Kuaray Joel Pereira, da Terra Indígena Ventarra, Júlio Kaingang, da Funai/Litoral Sul, João Maurício Farias, o pesquisador do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NTI) da UFRGS, Flávio Gobbi, e os pesquisadores da UFFS, Daniel de Bem e Dilermando Cattaneo. A mediação ficará a cargo de Paulo Muller e Cassio Cunha Soares, ambos professores e pesquisadores da UFFS – Campus Erechim.
O evento é organizado pela Associação de Docentes da UFFS (ADUFFS) de Erechim, Grupo de Pesquisa Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (Gpase) e Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NTI) da UFRGS.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo