Publicado em: 17 de dezembro de 2012 12h12min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min
O Grupo de Pesquisa Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (Gpase) e o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, realizam, nesta quarta-feira (19), um debate que tem como tema “Por uma sociedade desescolarizada? Diálogos com e a partir de Ivan Illich”. A atividade é aberta a todos os interessados e será realizada na sala dois da Universidade, a partir das 15h.
Conforme o coordenador do Gpase, Cassio Cunha Soares, a ideia é discutir, com base na obra de Ivan Illich, possibilidades de uma educação fundamentada em princípios críticos e anticapitalistas. Ele diz que tradicionalmente essas análises, no bojo dos movimentos populares, baseiam-se no pensamento de Paulo Freire. O debate propõe trazer reflexões de outros autores, “tensionando um pouco com a perspectiva de Paulo Freire” - explica.
No texto de Illich, selecionado para embasar o diálogo, o autor critica a institucionalização da educação, que tem sua materialidade nas escolas, e defende “outras formas de convivialidade, nas quais o processo de ensino e aprendizagem se baseie em valores e práticas de autonomia e protagonismo” - afirma Cunha Soares.
Diálogo
Para dar corpo ao debate, o coordenador do PET Conexões de Saberes, Thiago Ingrassia, e os estudantes bolsistas do programa participarão da conversa. O PET tem como um de seus alicerces o protagonismo dos estudantes advindos de classes populares, aliando ensino, pesquisa e extensão. Dentro de seu grupo de estudos, analisa autores que tratam de temas relacionados à educação sob a perspectiva popular.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo