Publicado em: 02 de fevereiro de 2015 12h02min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min
Um passo importante na consolidação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim foi dado nesta segunda-feira (2). Nessa data a Universidade passou a funcionar nas suas instalações próprias e definitivas, localizadas no quilômetro 72 da ERS 135, em Erechim. A Secretaria Acadêmica manterá atendimento no Seminário Nossa Senhora de Fátima para a realização das matrículas dos candidatos aprovados em processos seletivos realizados recentemente (por meio do SiSU e de editais específicos).
Os demais setores acadêmicos, administrativos e de suporte às atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura já estão em seus novos espaços. As aulas – de acordo com o calendário acadêmico – começam no dia 23 de fevereiro. A estimativa é que a UFFS – Campus Erechim receba, neste semestre letivo, cerca de 1700 estudantes, em nove cursos de graduação oferecidos em sua sede e dois em parceria com entidades. Além disso, também funciona no campus o mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental e outros dois estão em implantação: Interdisciplinar em Ciências Humanas e Profissional em Educação. Cabe ressaltar que, de acordo com a Política de Ingresso da UFFS, mais de 90% dos seus estudantes são oriundos de escolas públicas.
Para marcar o início das atividades nos novos espaços, na manhã desta segunda-feira foi realizado um café coletivo. Participaram representantes de setores públicos e movimentos sociais, servidores da Universidade, funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviço para a Instituição, direção e reitoria da UFFS.
Para o reitor Jaime Giolo, que participou da confraternização, o início das atividades no campus definitivo é um passo importante na consolidação da Universidade. “Ter uma casa própria, onde a gente possa se reconhecer, é um capítulo bastante decisivo da nossa história. Nós todos sabemos que o essencial é aquilo que acontece nas nossas salas de aula, com os processos de pesquisa e extensão, mas a estrutura material tem a sua importância”, afirmou.
O diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, ressaltou a articulação entre as diferentes organizações sociais e políticas, e a colaboração de trabalhadores dos mais variados segmentos, no processo de implantação da Universidade. Essa ação coordenada e colaborativa foi simbolizada pela presença de representantes desses setores no ato de início oficial das atividades no campus definitivo.
Estrutura
A estrutura que a comunidade acadêmica e regional irá encontrar no novo campus, nesse primeiro momento, está constituída pelo Bloco A (onde estão localizadas 23 salas de aula, salas de setores administrativos, biblioteca, cantina e auditório para 230 pessoas), Bloco Acadêmico/Docente (onde ficam as salas dos professores, secretarias dos cursos de graduação e pós-graduação, miniauditório e sala de videoconferência), 31 laboratórios e Restaurante Universitário (RU). Além disso, o Bloco B está em processo de edificação e obras de infraestrutura permanecem em andamento, como as de pavimentação.
Em termos de recursos humanos, são cerca de 80 servidores técnico-administrativos, 120 professores e aproximadamente 50 funcionários de empresas terceirizadas atuando na Instituição.
Transporte
Desde esta segunda-feira (2) há transporte coletivo para o novo campus. No período de 2 a 20 de fevereiro os ônibus sairão do terminal nos seguintes horários: 7h30, 11h20, 12h45 e 16h30. A linha é pela Avenida Sete de Setembro, seguindo até o campus e retornando.
Após o início das aulas as linhas e horários serão ampliados, visando ao atendimento dos estudantes.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo