Publicado em: 24 de novembro de 2022 08h11min / Atualizado em: 24 de novembro de 2022 14h11min
Professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participaram, entre 10 e 12 de novembro, da Escola Latino Americana de Extensão e Integração, que ocorreu na Universidad de La República Uruguay (Udelar), em Paissandu. O evento reuniu cerca de 300 participantes de universidades brasileiras, argentinas e uruguaias, além de representantes de movimentos sociais dos três países latinos.
A equipe da UFFS apresentou no evento os cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, ofertados nos campi Erechim e Laranjeiras do Sul.
- Buscamos apresentar a nova licenciatura em Educação do Campo como importante política pública para a formação de professores para atuar em escolas camponesas – relata o professor Denilson da Silva, do Campus Erechim. - Destacamos ainda os diferentes cursos da UFFS (Ciências da Natureza, em Erechim, e Ciências Sociais e Agrárias, em Laranjeiras do Sul) e os seus sujeitos: povos tradicionais e movimentos sociais campesinos.
Segundo o docente, o público mostrou-se interessado pela apresentação, fazendo questionamentos sobre os processos seletivos dos cursos, além dos aspectos culturais e sociais dos sujeitos (indígenas e movimentos sociais) que são atendidos pela Educação do Campo na UFFS.
Professores Denilson e Consuelo durante apresentação no evento (Fotos: acervo pessoal)
Além de Denilson, a professora Consuelo Piaia (também do Campus Erechim) e o professor Regis Clemente da Costa (do Campus Laranjeiras do Sul), acompanharam o evento, que teve como tema a extensão universitária no currículo dos cursos.
- Destacamos a importância do evento para se absorver experiências e trabalhos no fortalecimento da Extensão e a Integração via curricularização nos cursos superiores em nossas universidades, elementos que percebemos já estar bastante sedimentados no contexto do Ensino Superior público no Uruguai – destaca Denilson. - A integração dos participantes dos três países também foi algo rico. Igualmente, o referencial metodológico e teórico da educação popular freireana presente nas análises, trabalhos e relatos de experiências dos colegas das universidades uruguaias e argentinas.
Equipe da UFFS durante o evento no Uruguai
A UFFS foi convidada a participar da Escola Latino Americana de Extensão e Integração através do professor Humberto Tommasino, da Udelar, que esteve no Campus Erechim em agosto, participando do 3º Colóquio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo