Publicado em: 18 de dezembro de 2015 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 11h01min
As práticas de ensino vivenciadas por 24 acadêmicas da 8ª fase do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim durante o componente curricular Estágio Supervisionado em Educação Infantil estão sendo socializadas em um seminário que teve início na noite de quinta-feira (17).
Além das acadêmicas e docentes do curso, o evento conta com a participação de professores e gestores de escolas da região Alto Uruguai, pertencentes aos municípios de Paim Filho, Erechim, Sananduva, Viadutos, Gaurama, Paulo Bento, Centenário, onde as estudantes realizaram seus estágios.
Para a docente da UFFS responsável pelo componente curricular, Adriana Salete Loss, a prática de ensino na formação inicial é um momento pedagógico para reflexão teórico-prática sobre a construção da identidade profissional, de investigação e de intervenção no contexto escolar. Adriana explica que são diversos os desafios que envolvem esse processo formativo, “como vivenciar diferentes possibilidades de práticas pedagógicas e interação na rede escolar de ensino, ouvir diferentes educadores em exercício nessa rede, investigar as demandas e os problemas emergentes no contexto escolar e estudar meios para proposição de alternativas e compartilhá-las com as escolas, além de construir uma identidade profissional a partir da experiência de falar e/ou escrever sobre si mesmo na relação com o outro”.
A acadêmica Raquel de Farias Ribeiro, que estagiou na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Noemia, na cidade de Sananduva, não tinha nenhuma experiência em sala de aula antes do estágio, mas, segundo ela, esse momento proporcionado pelo curso serviu para lhe dar a certeza de que estava no caminho certo e de que realmente queria seguir a profissão do magistério, tanto que atualmente Raquel atua como estagiária remunerada na mesma escola em que fez seu estágio obrigatório supervisionado. Para ela, a socialização das experiências vividas no estágio durante o Seminário representa “uma valorização por tudo que foi passado em sala de aula, os momentos bons e os momentos difíceis”.
Para a diretora da Escola Tia Noemia, Graziela Benetti, o momento do estágio é muito enriquecedor, tanto para quem está estagiando como para a escola e os profissionais que nela atuam por representar “uma troca de acertos, erros e tentativas de melhorar a Educação”. De acordo com a diretora, as estagiárias têm a oportunidade de aliar a teoria construída em sala de aula com a prática ao vivenciar situações reais cotidianas de uma escola, e os profissionais que já atuam no magistério, além de auxiliarem essas estudantes durante o processo de estágio, também aprendem, uma vez que entram em contato com novas ideias e novas possibilidades.
O seminário segue na noite desta sexta-feira (18), a partir das 19h10, no Auditório do Bloco A.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo