Publicado em: 24 de outubro de 2016 09h10min / Atualizado em: 02 de fevereiro de 2017 13h02min
Estudantes-bolsistas e professores-tutores do Programa de Educação Tutorial (PET) de cinco campi da UFFS – Erechim, Cerro Largo, Chapecó, Realeza e Laranjeiras do Sul – estiveram reunidos no Campus Erechim, nos dias 21 e 22 de outubro, no IV Seminário Interno dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (IV SINPET). O evento é promovido pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do PET, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, com representação das demais pró-reitorias fins da Universidade.
Durante dois dias, a comunidade petiana pôde se encontrar, trocar experiências e debater o tema central do evento, “A educação tutorial em tempos de crise: soluções e alternativas”.
Na abertura oficial, que aconteceu na manhã de sexta-feira (21), o pró-reitor de Graduação, professor João Alfredo Braida, disse que no planejamento da UFFS para o ano de 2017 haverá previsão de apoio financeiro para o PET, apesar de restrições orçamentárias. “Isso, evidentemente, ainda terá que passar por uma discussão no âmbito da administração da Universidade para avaliarmos quanto do orçamento poderemos direcionar a esse Programa. É um recurso que será usado para diárias e passagens, participação em eventos, para trazer convidados de outras instituições para participar de atividades do PET e para a própria realização do SINPET no ano de 2017”.
Os estudantes-bolsistas do PET Conexões de Saberes/Grupo Práxis, do Campus Erechim, fizeram uma intervenção na abertura do evento, num posicionamento de crítica à atual conjuntura econômica, política e social e os impactos e retrocessos causados à educação.
Na sequência, o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Álvaro Leonardi Ayala, palestrou sobre o tema "A Educação Tutorial em tempos de crise: soluções e alternativas". Ayala falou sobre o histórico do PET na universidade brasileira, destacando que é importante a produção do conhecimento a partir das ações dos Grupos PET nos eixos de Graduação, Pesquisa e Extensão. O professor, que foi presidente da Comissão Executiva Nacional do PET (CENAPET), destacou, ainda, a potencialidade formativa da educação tutorial e seus estudos sobre o PET a partir da "teoria da atividade".
À tarde, a programação seguiu com a intervenção teatral do Grupo Devassos, do Campus Erechim, e com a realização de Grupos de Diálogo e Trabalho (GDTs) com o objetivo de oportunizar a troca de experiências entre a comunidade petiana da UFFS. Foram cinco GDTs concomitantes: Ensino, Pesquisa, Extensão, gestão do PET, educação tutorial: teoria e prática. Também foi realizado o “Mobiliza PET”, visando discutir a participação de estudantes e tutores em ações de âmbito nacional em defesa do PET e da universidade brasileira. Já à noite, ocorreram jantar e confraternização.
A programação, que teve também exposição de banners e de fotos dos PETs, continuou no sábado com debate dos GDTs, avaliação do evento e escolha da cidade-sede para a próxima edição. O campus escolhido para sediar o Sinpet em 2017 foi Realeza, no Paraná, onde atua o PET Medicina Veterinária.
O tutor do PET Conexões de Saberes/Grupo Práxis, Thiago Ingrassia Pereira, avalia que o IV SINPET foi muito oportuno para dar visibilidade às ações da educação tutorial na UFFS, além de contribuir para a construção da identidade da comunidade petiana da Instituição. “Saímos fortalecidos em nosso trabalho no Programa, pois ratificamos o papel estratégico da educação tutorial na formação de acadêmicos e acadêmicas com excelência e compromisso social”, destaca.
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