Publicado em: 27 de novembro de 2012 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min
Abriu oficialmente na noite de segunda-feira (26) o 2º Colóquio de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que nesta edição acontece no Campus Erechim. A programação se estende até quinta-feira (29) com debates sobre o modo como Aristóteles, Kant e Wittgenstein fundamentam o seu sistema de pensamento, passando por questões que tangem ao processo do conhecimento e relacionam a Filosofia com outras áreas do saber. O subtítulo do evento carrega essas marcas: Temas de Epistemologia e Metafísica.
A atividade reúne docentes e estudantes dos cursos de Filosofia da UFFS dos campi Chapecó e Erechim, conferencistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de interessados pela temática da comunidade externa e de outras instituições de ensino superior inscritos previamente.
Conforme o coordenador do Colóquio, professor Marcio Soares, esse tipo de atividade é essencial para o desenvolvimento de um espírito acadêmico na UFFS, que proporcione produção de conhecimento para além da sala de aula. “Sobretudo em uma universidade jovem como a nossa, que está começando e precisa construir uma vida acadêmica, um espírito acadêmico, esse evento certamente contribui significativamente, em especial no que diz respeito à consolidação da área de Filosofia na UFFS”, afirmou.
As atividades do Colóquio iniciaram ainda na tarde de segunda-feira com o minicurso “O conceito de verdade na Metafísica de Aristóteles: a complementaridade entre lógica e ontologia”, ministrado pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nazareno Eduardo de Almeida. Na noite de abertura a conferência ficou a cargo do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rogério Fabianne Saucedo Corrêa. O tema foi “Conhecimento e Matemática no Tractatus Logico-Philosophicus”.
Durante a semana serão, ainda, mais três conferências no auditório da UFFS – Campus Erechim, nas noites de terça-feira (27), quarta-feira (28) e quinta-feira (29), além de duas reuniões dos Grupos de Pesquisa que apoiam o evento: o Grupo de Pesquisa “Teoria do conhecimento e Educação” realizará reunião aberta a todos os interessados na quarta à tarde, já o Grupo “Pesquisas em Filosofia Moderna e Contemporânea” realizará encontro na quinta à tarde. Ambas as reuniões serão realizadas na sala de aula número cinco, a partir das 14h.
A segunda edição do Colóquio é uma promoção dos cursos de graduação da UFFS em Filosofia dos campi Erechim e Chapecó e do Grupo de Trabalho (GT) Pró Pós-graduação em Filosofia da UFFS (PROPEPG). O evento está previsto para acontecer a cada dois anos, sendo que a próxima edição deverá ser realizada no Campus Chapecó.
Perspectivas
Os coordenadores dos cursos de Filosofia da UFFS no Campus Chapecó, Juliano Paccos Caram, e no Campus Erechim, Thiago Soares Leite, destacaram a troca de conhecimento e a convivência que a ação integrada proporciona. “Às vezes se tem a impressão de que a universidade é apenas a sala de aula, mas a universidade não é só isso. A universidade é mais, isso aqui também é universidade”, afirmou Soares Leite.
O coordenador acadêmico do Campus Erechim, Luis Fernando Santos Corrêa da Silva, destacou a importância da reflexão filosófica para as demais áreas do conhecimento. “Eu tenho certeza que a importância da reflexão filosófica não se encerra em si mesma, ela é de fundamental importância para as demais áreas do conhecimento”, ponderou. Ele também destacou a iniciativa dos colegiados dos cursos de Filosofia por se desafiarem a desenvolver o Colóquio conjuntamente.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo