Publicado em: 22 de outubro de 2014 12h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min
Ainda como parte da programação do Diversa (Dias de Integração: Vivendo em Rede o Saber e a Arte) e da II Semana UFFS de Arte e Intervenção no Espaço Urbano, acontece nesta quinta-feira (23), no Campus Erechim, uma sessão de “Diálogos com os Artistas”. A atividade será realizada às 19h, no hall do 3º andar da UFFS, e contará com a presença do artista plástico Dudu Antunes, idealizador da Mostra “Raízes do Mundo”, montada na Universidade, e de um grafiteiro da Associação de Arte de Rua de Erechim, cujos trabalhos estão espalhados pelos corredores da Universidade.
Logo após a atividade, será servido um coquetel em homenagem aos artistas.
Raízes do Mundo
Conforme o autor da instalação artística “Raízes do Mundo”, a obra “nos mostra que 'saber e não fazer' é o mesmo que não saber. Já que ao nos colocarmos nesta posição cômoda e oportuna ao mesmo tempo, distorcemos a nossa visão para com a importância da individualidade de cada tribo existente no mundo, gerando, assim, o início de uma rivalidade existente há gerações”.
Segundo Dudu Antunes, “os elementos da obra nos materializam questões profundas sobre a diversidade e a semelhança das culturas e da espécie humana”.
Grafite
Conforme o professor Daniel de Bem, que coordenou as atividades da II Semana UFFS de Arte e Intervenção no Espaço Urbano, o Grafite é um movimento estético contemporâneo, difundido a partir de Nova York, nos anos 70, muito ligado com as culturas dos jovens da periferia, na sua maioria de grupos étnicos minoritários (como negros e latinos) e marginalizados socioeconomicamente.
“Dos anos 70 para cá, e dos EUA para o mundo, o grafite se espraiou e aprimorou suas técnicas e desenhos, sempre utilizando como suporte (mas não só) as paredes da paisagem urbana, em um movimento duplo de ressignificar essa paisagem e assinalar a presença, a crítica e o pertencimento desses jovens à sociedade urbana”, explica o professor.
Segundo ele, é nesse contexto que os três grafites expostos na UFFS mostram a existência desse movimento em Erechim, “a autonomia e o empoderamento dos jovens para fazer arte e provocar a reflexão aqui, ali, em qualquer lugar”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo