Publicado em: 17 de dezembro de 2013 12h12min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 11h01min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está realizando, em parceira com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) da cidade de Paim Filho/RS, um trabalho de diagnóstico participativo sobre a situação da educação no município, com o envolvimento de estudantes, professores, funcionários, pais e gestores municipais. O objetivo é apresentar os limites e as potencialidades na área da educação e subsidiar seu planejamento.
O trabalho teve início ainda no primeiro semestre de 2013 com reuniões preparatórias entre a SMEC e a equipe de professores da UFFS responsáveis pelo diagnóstico: Adriana Loss, Éverton Kozenieski, Isabel Gritti, Robson Paim e Ulisses Pereira de Mello. Reuniões específicas com os professores e funcionários das escolas foram realizadas em outubro e, com os pais dos alunos, em novembro. Já o trabalho com os estudantes foi realizado pela própria SMEC.
Os dados levantados estão, neste momento, em fase de análise. O trabalho conta ainda com o apoio de diversos órgãos e entidades: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria de Estado de Planejamento, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sicredi, Cooperativa Paimfilhense de Produtos Agrícolas (Coppal), Banrisul, Igreja Evangélica e Cooperativa de Crédito Rural (CRESOL).
Segundo o professor Ulisses Pereira de Mello, este trabalho é pioneiro no Campus Erechim pois buscou envolver no debate várias entidades do município de Paim Filho, evitando análises pontuais e fragmentadas. “A área da educação foi priorizada nesse primeiro momento, mas outros diagnósticos poderão ser realizados em outras áreas como agricultura, indústria, saúde, comércio, dependendo dos futuros acordos entre o município e a UFFS”, explica.
Outro aspecto destacado pelo professor é que “a equipe que realizou o diagnóstico é composta por professores de várias áreas do conhecimento – Geografia, Pedagogia, História e Agronomia – o que confere à atividade um caráter multidisciplinar, com vários olhares sobre a situação da educação no município”.
Os resultados desse trabalho serão apresentados e debatidos no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Paim Filho no mês de janeiro de 2014. Após, será iniciado o planejamento das ações com base no diagnóstico apresentado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo