Publicado em: 26 de outubro de 2018 11h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2018 12h10min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim recebeu, na tarde da quinta-feira (25), uma determinação da Justiça Eleitoral proibindo a realização de uma assembleia do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que aconteceria às 19h do mesmo dia no Auditório do Bloco A.
A reunião havia sido intitulada pelos organizadores como “Assembleia Geral Extraordinária contra o fascismo, a ditadura e o fim da educação pública”. O Tribunal Regional Eleitoral entendeu a atividade como “evento político-eleitoral”, sendo estes, de acordo com a Legislação, proibidos de serem realizados em instituições públicas.
Para tal embasamento, a Justiça Eleitoral levou em consideração, entre outras justificativas, as fotos dos interessados em participar do evento, utilizadas em seus perfis pessoais no Facebook.
A direção do Campus Erechim dialogou com representantes do DCE e também com a Reitoria, ao receber o mandado de intimação, e comunicou formalmente ao DCE, por meio de ofício, a inviabilidade de realização da assembleia nas dependências do Campus.
Como entidade pública e apartidária, a UFFS não se manifesta eleitoralmente, mas, ao mesmo tempo, como instituição de ensino, de construção do conhecimento, não pode se furtar à discussão de temáticas atuais – incluindo o panorama social e político vivenciado pela sociedade brasileira nesse momento de nossa história. Umas das finalidades da Educação Superior, conforme o Art. 43 da Lei 9.394/96, é justamente estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais.
Neste sentido, a UFFS havia concordado em conceder o espaço para realização da assembleia estudantil, que visava promover um debate sobre o momento atual do país e a crescente onda de manifestações violentas de intolerância e desrespeito pela democracia – uma pauta que não é preocupação exclusiva dos estudantes, mas da comunidade acadêmica como um todo.
Neste período em que determinadas tensões sociais se intensificam, é preciso atuar na prevenção de episódios de intolerância e violência, tanto simbólica quanto concreta, resguardando a segurança e os direitos de todos dentro dos marcos democráticos, e colaborando para que debates e manifestações possam ocorrer em um cenário de respeito e tolerância, não somente dentro da Universidade, mas em toda a comunidade de Erechim, da região e do país.
O real propósito da democracia é superarmos o uso da violência como forma de resolução de diferenças. Em uma sociedade plural como a nossa, que preza pelo estado democrático e pelos direitos fundamentais de seus cidadãos, a diferença deve ser celebrada, e não combatida e eliminada.
Diante do exposto, ao mesmo tempo em que acatou a decisão do TRE, a UFFS – Campus Erechim, reiterando seu compromisso com os princípios democráticos e de livre expressão, posiciona sua preocupação às recorrentes proibições da Justiça brasileira sobre atividades promovidas não apenas nesta instituição, mas também em outras, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – instituições públicas de educação superior de grande relevância para o Brasil, presentes seguidamente nos primeiros lugares das avaliações que levam em conta a qualidade de sua capacidade formativa nas regiões em que estão inseridas.
Por fim, a direção da UFFS – Campus Erechim ratifica a Moção Nº 1/2018 do Conselho Universitário (órgão que tem como membros os representantes de todos os campi da UFFS presentes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). O documento torna público o posicionamento da Universidade no atual contexto político, em defesa da democracia e contra a violência.
Direção da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
Erechim – RS, 26 de outubro de 2018.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo