Publicado em: 11 de junho de 2014 13h06min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min
Teve início, na manhã desta quarta-feira (11), a Formação de Orientadores e Formadores Regionais, que marca a primeira etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) realizada no Campus Erechim. O evento reuniu cerca de 100 professores das 15ª e 39ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) “para refletir e rediscutir sobre as práticas docentes, considerando o processo de restruturação curricular do Ensino Médio no Rio Grande do Sul”, conforme destacou a professora da UFFS e membro da comissão organizadora da Formação, Denise Knorst da Silva, durante a abertura do evento.
O coordenador acadêmico da UFFS - Campus Erechim, professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, lembrou que a Instituição, desde a sua concepção, tem firmado o compromisso com a Educação Básica no que diz respeito, sobretudo, às escolas da região de Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Penso que temos uma grande contribuição para dar para a região por termos aqui no Campus Erechim, atualmente, 6 cursos de Licenciatura em andamento, pelo quadro docente qualificado que permite vislumbrarmos a abertura de novos cursos que, fundamentalmente, dialoguem com o Ensino Médio”, destacou.
A afirmação do professor Luís Fernando foi ratificada pelo coordenador Geral do PNEM na UFFS e professor do Campus Cerro Largo, Luís Fernando Gastaldo, ao dizer que a Universidade tem efetivamente conseguido promover a comunicação entre as escolas, as CREs, o Estado e o governo federal. “Estamos pensando a educação como um todo, desde a Educação Básica até o Ensino Superior”.
A abertura do evento foi finalizada com a fala da representante da Secretaria Estadual de Educação e supervisora do PNEM, Vera Maria Ferreira, que ressaltou a importância da parceria firmada com as universidades para a execução do Pacto. “É a universidade que tem a competência maior para a pesquisa acadêmica que irá respaldar muito de nossas reflexões. Não é uma parceria em que os professores das escolas fazem a prática e os professores universitários, a teoria, mas sim um espaço de interlocução, de debate, de troca de ideias”.
Também estiveram presentes no evento a coordenadora da 15ª CRE, Graciela Gritti Pauli, e supervisora do PNEM e representante da 39ª CRE, Adélia Santos.
A programação
Na parte de manhã, o tema em debate foi “Ensino Médio e a Formação Humana Integral: trabalho como princípio educativo, pesquisa como princípio pedagógico e direitos humanos como princípio norteador” com as professoras Adriana Losso, Naira Roesler Mohr e Sonize Lepke.
A programação segue à tarde, quando as professoras Adriana Salete Loss, Cherlei Marcia Coan e Sandra Piorezan falarão sobre “Trabalho Colaborativo na Perspectiva da Contextualização, Interdisciplinaridade e Articulação de Saberes”. Também está prevista uma apresentação cultural com o grupo de teatro do Campus.
O que é o PNEM
O PNEM tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. No Rio Grande do Sul, atuam no Pacto seis universidades federais (UFFS, UFRGS, UFSM, UFPEL, FURG e UNIPAMPA) e uma estadual (UERGS), que colaborarão com a formação dos orientadores de estudo, os quais replicarão a formação aos mais de 23 mil professores do Estado que atuam nas 1.063 escolas com Ensino Médio. A UFFS, através dos Campi Erechim e Cerro Largo, é responsável pelo atendimento de oito Coordenadorias Regionais de Educação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo