Publicado em: 17 de fevereiro de 2017 15h02min / Atualizado em: 08 de março de 2017 15h03min
Depois de um ano de atividades com aproximadamente 200 profissionais que atuam na atenção a usuários de álcool e drogas, o "I Seminário Regional de Experiências de Atenção e Cuidado junto às Pessoas que usam álcool e outras drogas" marcou o fechamento do curso, na sexta-feira (17). A formação foi promovida pelo Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas na Região Oeste de Santa Catarina (CRR) da UFFS – Campus Chapecó em parceria com a Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc).
Na mesa de honra estiveram o reitor da UFFS, Jaime Giolo, a presidente da Amosc e prefeita de Arvoredo, Janete Bianchin, a diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, o idealizador do CRR, professor da UFFS – Campus Chapecó, Anderson Funai, a coordenadora do CRR, professora da UFFS – Campus Chapecó, Marcela Martins Furlan de Léo, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Émerson Neves da Silva, e a representante do prefeito de Chapecó, Cristiane Seben Lira.
Nas falas, a parceria desenvolvida entre a UFFS e a Amosc foi bastante exaltada, especialmente pelo reitor da UFFS, que ainda apontou ações como o curso, um dos principais alicerces da disseminação do nome da Instituição na sociedade. O professor Anderson fez questão de ressaltar a alegria de estar naquele momento e ver a produção dos profissionais dos municípios.
"A UFFS – no caso, aqui, o Campus Chapecó – tem forte compromisso social também com a saúde. Nessa perspectiva, o CRR tem forte contribuição na formação dos profissionais. Esse seminário traz os primeiros resultados desse trabalho", avalia o professor.
Segundo a professora Marcela, profissionais de 21 municípios participaram do curso de formação, que teve, dentre os temas, estratégias de abordagem às pessoas que consomem álcool e drogas. A formação tem o apoio e o financiamento da Secretaria Nacional de Álcool e Drogas, e o auxílio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFFS. "Trabalhamos com referenciais propostos pelas políticas públicas do Ministério da Saúde. O objetivo é auxiliá-los no pertencimento à sociedade", pontua a coordenadora.
O evento seguiu até o fim da tarde, com duas palestras e a exposição de pôsteres com a socialização das experiências realizadas nos municípios. Para a professora Marcela, esse é apenas o início de uma trajetória: "a ideia é que o CRR continue e perpetue as ações".
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo