Publicado em: 09 de maio de 2018 11h05min / Atualizado em: 09 de maio de 2018 17h05min
Na quinta-feira (10), às 9h30, no Auditório do prédio da Biblioteca, acontece a palestra “Saúde e Direitos Humanos fundamentais em perspectiva internacional comparada”, com o professor da Universita Di Bologna (UNIBO-Itália), Ardigó Martino.
O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS), em parceria com o curso de Enfermagem e com o apoio da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC). Trata-se de uma atividade vinculada ao Programa de Extensão: "Políticas Públicas em defesa do direito à Saúde: um compromisso da Universidade com a Sociedade". Haverá certificação e as inscrições podem ser feitas AQUI.
Segundo a professora e coordenadora do grupo, Daniela Savi Geremia, o objetivo da palestra é debater as questões que dizem respeito à universalidade dos Direitos Humanos, pois no cenário mundial mesmo direitos fundamentais, como a saúde, estão sendo questionados, sucateados e o país está em ritmo acelerado da perda de direitos já conquistados. “Assim, o intuito desse evento é debater o direito universal a saúde no Brasil e em alguns países selecionados, considerando os desafios no contexto mundial. Como podemos garantir a saúde no sentido mais amplo do termo, que é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades, se não se tem concordância sobre a universalidade dos direitos humanos fundamentais?”, questionou.
Para ela, o tema possibilita mostrar com clareza qual é a relevância do quadro da saúde global no novo contexto social, político, econômico e cultural e como as novas ferramentas teóricas e metodológicas devem ser adaptadas nas práticas, nas pesquisa e na formação em saúde.
Palestrante
Ardigò Martinho é graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Bologna, onde também obteve o título de Doutor (2012). Especializou-se em Medicina Preventiva (2007) pela Escola de Especialização em Higiene e Medicina Preventiva da Universidade de Bologna. Atua como pesquisador no Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural - Alma Mater Studiorum, Universita Di Bologna. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Saúde Global, Saúde dos Migrantes e Pesquisa-ação, trabalhando com temas como: medicina de família e comunidade, prevenção e promoção da saúde, epistemologia, determinantes sociais da saúde, participação social, metodologia de pesquisa em saúde, educação e formação em saúde.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo