Saúde e Direitos Humanos são temas de palestra no Campus Chapecó
Palestrante é professor na Universita Di Bologna na Itália

Publicado em: 09 de maio de 2018 11h05min / Atualizado em: 09 de maio de 2018 17h05min

Na quinta-feira (10), às 9h30, no Auditório do prédio da Biblioteca, acontece a palestra “Saúde e Direitos Humanos fundamentais em perspectiva internacional comparada”, com o professor da Universita Di Bologna (UNIBO-Itália), Ardigó Martino.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS), em parceria com o curso de Enfermagem e com o apoio da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC). Trata-se de uma atividade vinculada ao Programa de Extensão: "Políticas Públicas em defesa do direito à Saúde: um compromisso da Universidade com a Sociedade".  Haverá certificação e as inscrições podem ser feitas AQUI.

Segundo a professora e coordenadora do grupo, Daniela Savi Geremia, o objetivo da palestra é debater as questões que dizem respeito à universalidade dos Direitos Humanos, pois no cenário mundial mesmo direitos fundamentais, como a saúde, estão sendo questionados, sucateados e o país está em ritmo acelerado da perda de direitos já conquistados. “Assim, o intuito desse evento é debater o direito universal a saúde no Brasil e em alguns países selecionados, considerando os desafios no contexto mundial. Como podemos garantir a saúde no sentido mais amplo do termo, que é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades, se não se tem concordância sobre a universalidade dos direitos humanos fundamentais?”, questionou.

Para ela, o tema possibilita mostrar com clareza qual é a relevância do quadro da saúde global no novo contexto social, político, econômico e cultural  e como as novas ferramentas teóricas e metodológicas devem ser adaptadas nas práticas, nas pesquisa e na formação em saúde.

Palestrante

Ardigò Martinho é graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Bologna, onde também obteve o título de Doutor (2012). Especializou-se em Medicina Preventiva (2007) pela Escola de Especialização em Higiene e Medicina Preventiva da Universidade de Bologna. Atua como pesquisador no Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural - Alma Mater Studiorum, Universita Di Bologna. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Saúde Global, Saúde dos Migrantes e Pesquisa-ação, trabalhando com temas como: medicina de família e comunidade, prevenção e promoção da saúde, epistemologia, determinantes sociais da saúde, participação social, metodologia de pesquisa em saúde, educação e formação em saúde.