Publicado em: 15 de setembro de 2016 14h09min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min
Comemorando dois anos de funcionamento no sábado (17), o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó atingiu a marca das 163.735 refeições servidas, com mudanças realizadas ao longo desse tempo para atender da melhor forma a comunidade edit
Como o aniversário do RU será no final de semana, a comemoração foi adiantada para a quinta-feira (15) – dia do aniversário da UFFS – e terá a presença de estudantes tocando música ao vivo no almoço e no jantar, além de um cardápio com as preparações que os estudantes mais gostam – alface, pepino, salpicão de maionese, arroz branco, arroz integral, feijão preto, batata palito assada, proteína texturizada de soja e bife bovino à milanesa – e bolo recheado como sobremesa. O ambiente também estará decorado.
EQUIPE DO RU
Atualmente, o RU tem em sua equipe duas servidoras técnico-administrativas da UFFS, Alana Zamoner Valmorbida, assistente em administração, e Luciana de David Parizotto, nutricionista, que atuam como fiscais do contrato com a empresa licitada. “A Luciana atua como fiscal da parte técnica, fiscalizando o controle de recolhimento de amostras diárias, controle de temperatura das preparações e limpeza, além de auxiliar na elaboração do cardápio, entre outras atividades. E eu, da parte administrativa, atuo fiscalizando a contratação das funcionárias, controle de pagamentos, de horários, de documentos, a venda de tickets e entradas diárias dos estudantes”, explicou Alana.
Além disso, a empresa vencedora da licitação, Refeivel Comércio de Refeições LTDA, tem 14 funcionários: a nutricionista e preposta, Jaqueline de Quadro; as cozinheiras, Zenaide Bagnara e Edione de Almeida; o estoquista, Gilvan Liston; as auxiliares de limpeza, Carla Ferreira e Amélia da Silva; e as auxiliares de cozinha, Marivone Keschner, Neli dos Santos Nunes, Tamires dos Santos, Simone Pereira, Solange dos Santos, Luciana Pinto, Luceli de Lima e Lizete Marafon.
ROTINA
Para dar conta de todo o trabalho do RU, a equipe foi dividida em turnos, sendo que o primeiro turno inicia os trabalhos às 6h45 e o segundo turno inicia às 11h30. O buffet do almoço deve estar pronto para o restaurante abrir às 11h15, horário que foi alterado para evitar as longas filas que se formavam ao longo do período. Já o período destinado para o jantar, se inicia às 17h40, porém, igualmente foi estendido o horário de término para as 19h30, conforme solicitação dos usuários.
O planejamento semanal é alterado a cada semestre, levando em conta os dias que os estudantes mais frequentam o restaurante, sendo que RU vem atendendo desde o início do ano os estudantes que estão matriculados na pós-graduação em Educação no Campo, servindo o almoço e jantar, um sábado por mês.
CARDÁPIOS
O cardápio é elaborado pelas nutricionistas e é composto por três tipos de saladas, sendo uma folhosa, uma crua e uma cozida. Opções de molho vinagrete, vinagre e sal. Arroz branco e arroz integral, uma leguminosa, uma guarnição e uma proteína (carnes e PTS).
É elaborado para ser equilibrado nutricionalmente, tendo em sua composição todos os nutrientes em quantidades necessárias para suprir as necessidades do ser humano, sendo ofertada geralmente uma fruta como sobremesa e suco concentrado natural. Com o objetivo de garantir a qualidade nutricional, há uma variação de gêneros ofertados no cardápio e na maneira de prepará-los, não deixando que nenhum dos grupos de alimentos necessários para uma dieta saudável seja esquecido.
AQUISIÇÃO DOS ALIMENTOS
De acordo com Alana, a compra de todos os alimentos é de responsabilidade da Refeivel. Os hortifruti são, em parte, adquiridos das cooperativas de Agricultura Familiar, totalizando ao final do mês uma média de 25 a 30%. Os peixes, como tilápia, o leite e algumas sobremesas oferecidas como a paçoca, também são adquiridos da Agricultura Familiar.
MUDANÇAS
Ao longo do tempo, o RU desenvolveu pesquisas de satisfação sobre o serviço prestado no RU e, com as respostas da comunidade acadêmica, algumas mudanças foram realizadas.
As alterações mais importantes e questionadas foram a inclusão da Proteína Texturizada de Soja, solicitada pelos estudantes veganos, a atenção aos estudantes com intolerância ao glúten, em que se passou a utilizar o amido de milho em algumas preparações, como o feijão e a lentilha, em vez da farinha de trigo, anteriormente utilizada.
A antecipação do horário de almoço, em 15 minutos, que resolveu todo o problema das filas enfrentadas pelos usuários, e a ampliação em 20 minutos no horário do jantar também foram resultados de pesquisa, acatados pela Refeivel.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo