Publicado em: 05 de fevereiro de 2019 05h02min / Atualizado em: 06 de fevereiro de 2019 08h02min
Professores, gestores e estudantes preencheram o auditório principal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, para o Seminário Estadual de Formação Continuada de Professores da Região Oeste de Santa Catarina, na terça-feira (5). A promoção do evento foi da UFFS e do Programa de Formação Continuada “Caminhos da Práxis”, da Instituição, com a Assembleia Legislativa de SC, a Escola do Legislativo, a Associação dos Municípios do Oeste de SC (AMOSC) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (SINTE-SC). O evento contou também com o apoio da Unochapecó e da Prefeitura de Chapecó.
O seminário iniciou pela manhã com a mística dos artistas João Bello e Suzis Monte Serrat, que com poesias, músicas, história e encantamento, promoveram reflexões nos presentes. A solenidade de abertura contou com presença do prefeito de Águas Frias e membro do Conselho Fiscal da Federação Catarinense de Municípios, Ricardo Rolim de Moura, da presidente da Comissão de Edução, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Luciane Carminatti, do reitor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Cláudio Jacoski, do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS e coordenador do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Pública “Nos Caminhos da Práxis”, Emerson Neves da Silva, do secretário de Educação de São Carlos e coordenador do Colegiado de Secretários de Educação da AMOSC, Sadi Baron, da diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Chapecó, Sueli Sutili, da diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira e do secretário de Formação Política e Sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE), Evandro Accadrolli.
Para a diretora da UFFS – Campus Chapecó, o seminário revela “o compromisso da UFFS, da Unochapecó e da AMOSC em contribuir com a formação continuada de profissionais para Educação Básica. O “Caminhos da Práxis”, que dialoga com 2,6 mil professores, vem se constituindo em um importante espaço de formação qualificada, dialógica e crítica”. Baron ressaltou que “cuidar da formação continuada dos professores também é investir no desenvolvimento da região”. Accadrolli pontuou que o momento exige que os envolvidos com a educação estejam fortes para o debate dos rumos.
O professor Emerson destacou que a escola é o local no qual o bem comum mais se materializa, pois ela deve ser o espaço da democracia, da diversidade. “Tanto escola quanto universidade devem ser os espaços para se pensar o contraditório e apontar possibilidades”. Ele contextualizou o programa “Nos Caminhos da Práxis” e frisou que os dois anos de trabalho – em que o mais importante foi o diálogo para o método de atuação – culminam com o Seminário. Por fim, ele fez um chamamento: “façamos um ano de defesa dos espaços públicos e da autonomia universitária”. A deputada Luciane pontuou que “muitos falam sobre a educação, mas poucos entendem sobre a educação”. Abordando a sala de aula, ela ainda questionou: “temos planos nacionais, estaduais e municipais de Educação, mas para onde vão esses planos?”.
No terceiro momento do evento, o professor da UFFS Willian Simões contextualizou a elaboração do documento referência e abordou o histórico e a metodologia de trabalho. Após, o professor da Unochapecó Elcio Cecchetti e a professora da UFFS Adriana Andreis trataram de “Currículo, BNCC e a vivência que se estrutura na região da AMOSC”.
A discussão levantada pelos professores teve sequência com a professora da UFSM Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad. Ela falou sobre os “Desafios no âmbito da atuação docente para a educação pública e de direito”. À tarde, os presentes participaram de mesas temáticas.
A professora Miriam Cunico Figueiró, de São Domingos, considerou que os assuntos abordados são bastante amplos e com muitas possibilidades de debates. “Pelas falas já é possível perceber que temos um caminho árduo. A BNCC já chegou e estamos ‘perdidos’, precisamos, com a Secretaria de Educação, buscar os esclarecimentos e as estratégias para começar o ano", relatou. Ela ainda complementou que o evento trouxe muito conhecimento e ideias para iniciar as discussões no município.
Na quarta-feira (6), o evento é voltado a professores da rede dos 20 municípios da AMOSC, conveniados ao Programa de Formação Continuada.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo