Publicado em: 07 de agosto de 2017 12h08min / Atualizado em: 09 de agosto de 2017 16h08min
Na terça-feira (8), às 19h, no Salão de Atos da Unochapecó, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) realiza o lançamento do livro “Chapecó 100 anos: histórias plurais”. Na ocasião, também será lançada a exposição fotográfica “Chapecó de ontem e hoje: imagens de uma trajetória centenária”, que tem parceria com o Campus Chapecó.
O livro "Chapecó 100 anos: histórias plurais" apresenta diferentes recortes sobre a história do município, abordando temas importantes para a reflexão acerca dos processos históricos vividos pela coletividade, como colonização, política, educação, movimentos sociais, economia, diversidade étnica e cultural, entre outros.
Os professores que participam do livro como autores ou coautores de artigos são: José Carlos Radin, Renilda Vicenzi, Claiton Marcio da Silva, Marlon Brandt, Samira Peruchi Moretto, Délcio Marquetti, Monica Hass e Jaisson Lino.
Para a coordenadora do CEOM, Mirian Carbonera, um município centenário como Chapecó abriga múltiplas histórias, que podem ser narradas a partir de inúmeras perspectivas. “Buscar nas histórias plurais que formam os 100 anos de Chapecó aquilo que diferencia este município de tanto outros remete considerar que a criação do município em 1917, em si, já é parte de um processo histórico amplo, que envolve disputas territoriais em âmbito nacional e internacional, assim mais do que homenagear o município em uma data especial, a obra busca promover debates e ampliar as perspectivas de análises sobre a história de Chapecó”, explicou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo