Publicado em: 07 de março de 2018 16h03min / Atualizado em: 08 de março de 2018 11h03min
A professora da UFFS – Campus Chapecó, Inês Claudete Burg, será uma das palestrantes na 6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas, em Anchieta. Ela falará, no sábado (17), no Seminário Agricultura e Alimentos para a Vida – Cuidando de si e do mundo para uma vida mais longa com saúde.
Ela trará elementos de discussão sobre os desafios e as oportunidades da produção agroecológica. Também abordará a importância da conservação das sementes crioulas para a segurança alimentar.
Segundo a professora, a Festa Nacional das Sementes Crioulas e outros eventos desse tipo são grandes incentivadores da troca de sementes. “As festas congregam muitos agricultores guardiões das sementes crioulas e promovem as trocas, cujo papel é essencial para a conservação”.
Inês ressalta que, especialmente a partir dos anos 70, com a modernização da agricultura, tentou-se, no Brasil, cercear a circulação das sementes crioulas. “O argumento era que as sementes crioulas seriam grãos sem qualidade para a produção e que apenas com certificação era possível ter boa produtividade”. E completa: “as pesquisas mostraram que as sementes crioulas têm muita qualidade e que a grande indústria inventou determinadas questões para impedir sua circulação”.
Na agenda da professora também está o Encontro Regional de Agroecologia da Região Sul (ERA-Sul/2018), nos dias 13 e 14. O evento é preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), cujo tema será “Agroecologia e democracia unindo campo e cidade”. A professora representa a UFFS e a Associação Brasileira de Agroecologia no encontro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo