Publicado em: 06 de outubro de 2020 10h10min / Atualizado em: 06 de outubro de 2020 15h10min
O professor da UFFS – Campus Chapecó Antônio Inácio Andrioli acaba de publicar seu terceiro livro em território alemão. Após o sucesso de “Transgênicos: as sementes do mal – a silenciosa contaminação de solos e alimentos”, disponível em português na editora Expressão Popular, e “Soja orgânica versus soja transgênica – um estudo sobre tecnologia e agricultura familiar no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, cuja versão brasileira foi publicada pela Editora UFFS em 2016, o novo livro trata da atual situação brasileira.
Com o título “Brasil entre a esperança e a ilusão - olhares críticos sobre um país na crise ambiental”, o livro lançado pela Editora Oekom de Munique é uma coletânea de textos escritos por Andrioli durante seus vários períodos de trabalho na Europa. A publicação em alemão conta com o apoio do Bund Naturschutz in Bayern (Amigos da Terra da Baviera) que, em janeiro deste ano, homenageou Andrioli com o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020. O lançamento da versão em português está previsto para o final deste ano pela Editora CRV, de Curitiba, e a obra será disponibilizada gratuitamente.
Segundo Andrioli, o Brasil é um país com enormes desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, ele dispõe de enormes recursos naturais e as mais diferentes condições climáticas, que constituíram uma imensa diversidade biológica e possibilitam o cultivo da maioria das espécies de plantas do mundo. “A estrutura econômica do Brasil continua fortemente marcada pelas agroexportações baseadas em monoculturas como café, soja e cana-de-açúcar. Com isso, o país ficou cada vez mais conhecido pelo desmatamento, a concentração de terras, a corrupção, o uso de agrotóxicos e a expulsão de povos indígenas. Por outro lado, as suas experiências exitosas com a economia solidária, o orçamento participativo, o Fome Zero, a agroecologia e os programas de compras institucionais de alimentos para as escolas são vistos como bons exemplos para outros países”, explicou.
De acordo com o professor, a explicação dessas contradições, de como o país chegou ao seu atual estágio político e que perspectivas existem para o futuro, são respondidas no livro que oferece argumentos bem fundamentados sobre a política agrária brasileira.
Autor
Antônio Inácio Andrioli nasceu em 1974 em Campina das Missões – RS. Realizou seu doutorado no Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Osnabrück (Alemanha) e atuou como professor na Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria). Em 2009 foi nomeado membro da Comissão de Implantação e de 2011 a 2019 vice-reitor da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo