Publicado em: 20 de março de 2018 11h03min / Atualizado em: 20 de março de 2018 17h03min
A nova diretoria da principal entidade cientifica na temática da atividade física e saúde conta com o nome de um dos professores do curso de Medicina do Campus Chapecó: Paulo Henrique Guerra. O professor assumiu a direção científica da entidade, no dia 1º de março.
Para ele, os grandes objetivos da SBAFS são se aproximar da população e fazer a ponte entre a ciência e o mundo da prática. Na posição de diretor científico, Guerra pretende apoiar e trabalhar na realização dos eventos da entidade, dos eventos regionais programados para cada região do país e do Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, que está programado para acontecer em 2019, na cidade de Bonito-MS.
Além disso, também pretende apoiar a Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, dando suporte ao trabalho e estando mais próximo para o desenvolvimento da publicação. “Quando pensamos em revista científica, precisamos conseguir melhorar a divulgação dela para o público em geral, para que não fique só um debate dentro da universidade, então esse é um dos nossos objetivos também”, explicou.
De acordo com ele, os planos dessa nova gestão são unir pesquisadores, gestores, profissionais, para discutir as temáticas da área, e também enfrentar o momento difícil pelo qual a ciência no país está passando. “É um momento complicado para a ciência, uma perspectiva nebulosa, e a união de forças, a colaboração entre grupos e universidades pode ser uma saída para se continuar fazendo pesquisa. Se a própria estrutura das universidades está enfrentando problemas, quem dirá a pesquisa que nunca foi prioridade no país”, afirmou.
E para superar isso, a SBAFS está trabalhando na criação de grupos de trabalho por mailing divididos em temáticas, para discussões e estudos de intervenção. A democratização da direção também foi uma das estratégias pensadas. “Estamos num grupo bastante eclético, um de cada região do país, isso ajuda a pensar e saber o que funciona em cada localidade”, concluiu.
Nova direção
Presidente: Alex Antônio Florindo, da Universidade de São Paulo
Vice-presidente: Inácio Crochemore M. da Silva, da Universidade Federal de Pelotas
Diretor Científico: Paulo Henrique Guerra, da Universidade Federal da Fronteira do Sul
1º Secretário: Gregore Iven Mielke, da Universidade Federal de Pelotas
2ª Secretária: Roseanne Autran, da Universidade Federal do Amazonas
1ª Tesoureira: Michele Santos da Cruz, da Universidade de São Paulo
2º Tesoureiro: Emanuel Péricles Salvador, da Universidade Federal do Maranhão
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo