Publicado em: 10 de outubro de 2019 11h10min / Atualizado em: 10 de outubro de 2019 13h10min
O estudante de Agronomia da UFFS – Campus Chapecó Fernando Ternus foi premiado com menção honrosa como o melhor pôster apresentado no V Workshop de Ciência e Tecnologia da UTFPR em Francisco Beltrão (PR). O trabalho apresentado faz parte do projeto de pesquisa ''Bioestimulantes no tratamento de sementes de hortaliças'' (registrado no sistema Prisma sob número PES-2019-0037), orientado pela professora Vanessa Neumann Silva.
O trabalho, que recebeu a menção honrosa, é intitulado "Tratamento de sementes de chicória com bioestimulante". A ideia é utilizar o bioestimulante visando a diminuição do tempo de produção de mudas e a resistência aos estresses bióticos e abióticos.
As sementes de chicória foram tratadas com o bioestimulante a base de alga marrom (Ascophyllum nodosum). Depois, ficaram para secar durante 24 horas em temperatura ambiente. “O resultado foi que o uso do Bioestimulante aumentou a porcentagem de germinação e, com isso, houve perdas menores na produção de mudas e maiores ganhos aos agricultores”, ressalta o estudante.
A menção honrosa do trabalho de Fernando, que foi voluntário durante um ano no projeto, é motivo de alegria para a orientadora, professora Vanessa. “É muito gratificante para nós, como professores, ver nossos alunos evoluindo. Essa premiação reflete o empenho do estudante, assim como dos demais que fazem parte do nosso grupo de pesquisa e contribuíram na realização do trabalho”.
Fernando acredita que participar de um grupo de pesquisa agregou muito para sua formação. “Aprendizado, conciliando a teoria e a prática, e também a união do grupo contribui com crescimento pessoal e profissional. O trabalho em equipe é um meio de troca de conhecimento e de amadurecimento pessoal. E também me despertou um lado de pesquisador, pois os resultados obtidos demonstram que podemos solucionar problemas e é importante continuar buscando soluções que tenham aplicações práticas, e difundindo esse conhecimento. A pesquisa me ajudou, também, vendo mais coisas além da sala de aula, vivenciando algo inovador. Foi uma satisfação receber esse prêmio, sendo que não é só meu; é de todo o grupo de pesquisa e, em especial, da que mais nos motiva, que é a professora Vanessa Neumann Silva.”, destaca ele.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo