Publicado em: 17 de abril de 2018 09h04min / Atualizado em: 18 de abril de 2018 10h04min
Incentivar estudantes, principalmente dos cursos de Graduação em Agronomia e de Pós-graduação em Ciência do Solo da região Sul do Brasil a se interessarem pela Pedologia, uma subárea da Ciência do Solo que trata exclusivamente da formação, classificação e distribuição dos diferentes tipos de solos existentes na paisagem. Esse é o principal objetivo da III Competição Sul brasileira de identificação do solo, que aconteceu nos dias 14 e 15, no Campus Chapecó.
De acordo com o coordenador do evento no Campus Chapecó, professor Fernando Perobelli, para os Engenheiros Agrônomos a Pedologia é importante, principalmente, porque permite que estes reconheçam os diferentes tipos de solos na paisagem, suas características e vocação ao uso agrícola ou as atividades agropecuárias, permitindo que melhor planejem sua utilização, evitando sua degradação. “Também é objetivo desse evento incentivar a prática e o ensino da Pedologia nas instituições de ensino e pesquisa da região Sul do Brasil, promover a integração e a troca de experiência entre estudantes, professores e técnicos que atuam na área e divulgar a Pedologia brasileira”, explicou.
A atividade, segundo Perobelli, também é realizada como resposta a falta de investimentos e incentivos governamentais na formação de novos técnicos nesta área deixando a mesma defasada em quantidade e qualidade de treinamento para o atendimento das demandas socioambientais atuais em nível nacional e mundial.
O evento que já está na terceira edição ocorreu por incentivo do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), também em concomitância com a XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, ocorrida na UNOESC, na cidade de Xanxerê. A primeira competição ocorreu em Santa Maria, organizada pelo Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a segunda ocorreu no município de Frederico Westphalen e foi organizada pela Diretoria do Núcleo Regional Sul da SBCS e pelo curso de Agronomia do Campus da UFSM.
Na programação, além da competição, os participantes tiveram a palestra sobre “Solos da Região Oeste de Santa Catarina”, com o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Jaime Almeida. O vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, a diretora do Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, também participaram da abertura do evento.
Competição
Neste ano, cinco equipes participaram das provas: Uma da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma da UFSM - Santa Maria, uma da UFSM - Frederico Westphalen e 2 da UFFS - Campus Cerro Largo. As equipes foram compostas por quatro estudantes, sendo pelo menos um deles da Graduação. Cada equipe teve também um técnico, professor da área de Ciência do Solo.
A equipe vencedora foi a da UFSM Santa Maria. Em segundo e terceiro lugar ficaram as equipes da UFFS – Cerro Largo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo