Publicado em: 30 de agosto de 2017 21h08min / Atualizado em: 31 de agosto de 2017 08h08min
O seminário “O processo de colonização de Chapecó e o Linchamento” encerrou com um conteúdo histórico importante a programação alusiva ao Centenário de Chapecó na UFFS. Foi na noite de quarta-feira (30), com as apresentações dos professores José Carlos Radin e Monica Hass.
O professor Radin iniciou desmistificando os cem anos de Chapecó. “A história de Chapecó começa muito antes da lei 1147, de 25 de agosto de 1917. Habitavam este território populações indígenas e caboclas, por exemplo”, ressaltou.
Contextualizando a época, Radin mostrou como a região era apresentada: “um território ‘vazio’. Nega-se a existência das populações que aqui estavam e, em nome da ‘modernidade’ do país, implementou-se a ideia de ‘colonizar os sertões’”, enfatizou. O “sertão” do Oeste catarinense passou, então, a receber imigrantes ou descendentes de imigrantes. O claro objetivo era que eles imitassem o que foi feito, em termos de “progresso”, o que foi feito na Europa e Estados Unidos.
Depois, a professora Monica abordou um fato marcante ocorrido em outubro de 1950 em Chapecó: o linchamento de quatro pessoas. Segundo ela, que pesquisou o tema, inicialmente em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Jornalismo, o assunto era – e persiste sendo – um tabu. “Isso se evidencia nas falas e reações dos entrevistados. Era proibido falar do assunto, já que parentes, vizinhos e amigos estavam envolvidos de alguma forma no fato”, ressaltou.
A professora avaliou, com base no que vem pesquisando há anos, que os resquícios do coronelismo persistem em Chapecó. “O coronelismo vai sobrevivendo, persistindo, se reconfigurando em novos contextos, mas com o mesmo padrão de mandonismo”.
Centenário de Chapecó
Embora os eventos alusivos ao Centenário, previstos na UFFS – Campus Chapecó, já tenham encerrado, a Exposição Fotográfica “Chapecó de ontem e hoje: imagens de uma trajetória centenária” segue no hall do Bloco da Biblioteca. Durante o período, foram realizados exibições de documentários, discussões, lançamentos de livros e o seminário de quarta-feira (30).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo