Publicado em: 06 de julho de 2018 12h07min / Atualizado em: 09 de julho de 2018 08h07min
Dois estudantes de Agronomia da UFFS – Campus Chapecó fizeram o estágio curricular no Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA), no Uruguai. Alison Uberti e Adriana Lugaresi retornaram a Chapecó em junho. E trouxeram, na bagagem, conhecimento e indicativos das áreas que estudarão em possíveis mestrados.
A ida dos dois foi promovida através do contato do professor do curso Clevison Giacobbo com o pesquisador do INIA Danilo Cabrera. A parceria do professor Giacobbo com profissionais do INIA, segundo ele, já ocorre há anos – mesmo que informal. “Mas com a ida dos estudantes para lá, percebo que se abriram novas portas com outros profissionais do INIA”, destaca ele.
O próprio Cabrera orientou Alison. Ele atuou no campo, com a fruticultura, especialmente no manejo de maçã e pera.
Já Adriana ficou mais com a parte de laboratório. Orientada pelo pesquisador Facundo Ibañez, ela fez análises nutricionais, nutracêuticas e de compostos bioativos da amora-preta.
Ambos os estudantes estão em um projeto de pesquisa financiado pela FAPESC e orientado pelo professor Giacobbo. Alison, há quatro anos, e Adriana, há três.
A experiência foi bastante “frutífera”, concordam os dois. Fizeram três vezes mais horas do que o obrigatório pelo estágio curricular: seriam 300, mas realizaram 900. De janeiro a junho no distrito Las Brujas, no departamento (equivalente aos estados, no Brasil) de Canelones, os dois consideram que o aprendizado foi muito além da parte científica. “A vivência de uma nova cultura foi bastante importante”, ressalta Alison. “Chegamos sem saber nada de espanhol e saímos falando a língua”, enfatiza Adriana. “Como legado, além dos conhecimentos técnicos em fruticultura e pós-colheita de frutas, bem diferentes em algumas técnicas aplicadas no Brasil, eles puderam conhecer agricultores e vivenciar as diferenças de atitudes deles em comparação com os agricultores brasileiros. E principalmente o contato que hoje eles têm com profissionais não só no Brasil como também no Uruguai”, acrescenta o professor Giacobbo.
Adriana descobriu, durante o estágio, a área que deseja pesquisar num provável Mestrado: Ciência de Alimentos. Por ter feito pesquisa por vários anos durante a Graduação, Alison já sabia a área que quer seguir num Mestrado: atuar com pesquisas sobre fisiologia da planta. Talvez, inclusive, no Uruguai, já que o estágio oportunizou muitos contatos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo