Publicado em: 17 de maio de 2018 14h05min / Atualizado em: 17 de maio de 2018 14h05min
Um evento marcará o Dia da Bandeira do Haiti na UFFS – Campus Chapecó. Será na sexta-feira (18), às 20h30, no auditório do Bloco A. A data é muito valorizada e comemorada pelos haitianos por simbolizar toda a luta pela independência do país do jugo francês.
Além de uma fala sobre a história e a representatividade do Dia da Bandeira, haverá apresentações artísticas e a interpretação do hino do Haiti. As comunidades acadêmica e regional estão convidadas a participar. “Somos muitos haitianos em Chapecó. Queremos convidar os brasileiros que moram aqui para que conheçam como comemoramos e a razão pela qual comemoramos essa data: a liberdade”, chama o estudante de Filosofia, Urviack François.
Conforme o estudante de Ciências Sociais, Eddy Celestin, a bandeira é o maior símbolo do país, e representa o orgulho, a dignidade e a liberdade. “Ela surgiu das mãos de um dos generais do exército indígena, que tirou a parte branca da bandeira francesa para mostrar às demais nações que o Haiti passava a ser livre”, explicou.
O estudante de Agronomia, Abdias Revolte, sugere que os brasileiros leiam e tomem conhecimento de um pouco da história do Haiti, primeiro Estado independente da América Latina. “A história dos dois países tem semelhanças, como a questão da escravidão”, ressalta ele, lembrando a importância da integração dos povos latinos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo