Publicado em: 18 de março de 2019 09h03min / Atualizado em: 18 de março de 2019 10h03min
De 10 a 12 de abril, com a organização da UFFS – Campus Chapecó e da Unoesc, Chapecó receberá, pela primeira vez, a Escola Regional de Banco de Dados (ERBD), evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação. Conforme os coordenadores gerais, professores da UFFS – Campus Chapecó, Guilherme Dal Bianco e Denio Duarte, a ideia é atrair estudantes para o tema e envolver os profissionais que atuam na área na região, para fortalecer os debates a partir do que vem sendo estudado e pesquisado, inclusive em outras regiões.
As inscrições para a participação seguem abertas no site do evento. Há diferenças de valores de acordo com categorias e com os lotes.
A ERBD, em 2005, quando foi criada, buscou incentivar os estudantes a terem seus primeiros artigos publicados. “Depois ela cresceu bastante, e extrapolou o ‘regional’ do nome, com palestrantes de outros estados além do Sul do país. Tem um caráter nacional”, explicou o professor Denio. Ainda segundo ele, o tema dessa edição é “Inteligência de Dados”, “cujo foco é extrair informações relevantes dos dados, uma área que engloba a aprendizagem de máquinas”, destacou ele. Portanto, as palestras e os minicursos serão voltados a esse tema.
O professor Denio participa do evento desde 2007 e o professor Guilherme, desde 2013. Todos os anos, uma Instituição recebe e organiza o evento. A pedidos, dessa vez a UFFS – Campus Chapecó foi a escolhida para tal. “Por trazer a comunidade regional, os profissionais e empresas para o evento, a ERBD acaba oxigenando a todos acerca do tema”, destacou o professor Guilherme. “E como Chapecó recebe a ERBD pela primeira vez, a própria UFFS e o curso de Ciência da Computação acabam sendo mais divulgados”, acrescentou o professor Denio.
A área de Banco de Dados, de acordo com o professor Guilherme, é relativamente nova na região, embora a comunidade esteja buscando conhecimento sobre como extrair informações dos dados. “A formação está bastante embrionária. Muitas empresas querem aplicar esse tópico em seus produtos, mas ainda não têm o conhecimento necessário. O tema é importante até mesmo aos estudantes, para que eles tenham essa ‘semente’ e apliquem esse conhecimento onde forem trabalhar”.
O professor Denio reforçou que existe, atualmente, um novo profissional na área na Ciência da Computação que é o cientista de dados. “Aqui na região está muito incipiente. Mas em outras partes do país isso está mais desenvolvido. Um dos convidados do evento, que fará um minicurso, é cientista de dados de um grande banco de São Paulo. Nos grandes centros e em outros países, como Estados Unidos, a área está bem desenvolvida”, ressaltou Denio.
Seguindo o raciocínio, ele lembrou que há muitos dados armazenados. “Porém, como há muitos dados – bilhares - humanamente, não conseguimos extrair nada de novo deles e não temos como olhar os cadastros um por um, por exemplo. Assim, nessa área, o cientista de dados aplica técnicas nos dados e tira um padrão, uma informação. Agora as máquinas estão mais potentes, processamentos mais eficientes, várias tecnologias, por isso temos esse impulso. Antes os cientistas tinham ideias, mas não havia a possibilidade de colocá-las em prática por conta de ter menos tecnologia”, finalizou o professor.
Estudantes da UFFS – Campus Chapecó também podem se aprofundar no tema. Depois da realização do evento, os professores retomarão o grupo de pesquisa e o projeto de pesquisa que coordenam.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo