Publicado em: 04 de setembro de 2017 11h09min / Atualizado em: 04 de setembro de 2017 13h09min
Qualificar o processo de trabalho em saúde, na perspectiva da Política Nacional de Humanização no SUS, a partir da realidade da equipe multiprofissional e das necessidades de saúde dos usuários e das ações e serviços ofertados. Esse é o objetivo principal do programa Humaniza, uma proposta desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Chapecó em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
O Humaniza, que teve seu lançamento em agosto, iniciará a abordagem da humanização pelos 26 Centros de Saúde (CS) que atuam na Atenção Básica de Chapecó. Os serviços receberão, entre setembro e dezembro de 2017, ciclo de oficinas de sensibilização e abordagem da temática, sendo 3 oficinas em cada CS.
A participação do Campus Chapecó será através da realização de oficinas em oito CS, onde, tradicionalmente, já realiza suas práticas com estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem. Estão na Coordenação do Programa as professoras Kátia Lilian Sedrez Celich, Maria Conceição de Oliveira e Larissa Tombini. Também fazem parte docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina que atuam nos CS do município.
As oficinas terão uma carga horária de quatro horas semanais e o público-alvo são os gestores municipais de saúde, trabalhadores dos Centros de Saúde da Família e Núcleos de Apoio de Saúde da Família, estudantes dos Cursos de Enfermagem e Medicina do Campus Chapecó. Cada CS será contemplado com até 50 vagas e a estimativa é que participem um total de 230 trabalhadores e 60 estudantes por semestre. Para todo esse trabalho, foi realizada uma capacitação com os docentes de Medicina e Enfermagem do Campus Chapecó que serão colaboradores no Programa.
Segundo a professora e uma das coordenadoras do projeto, Kátia Lilian Sedrez Celich, o Humaniza busca oportunizar o reconhecimento da humanização como política transversal em toda a Rede de Atenção à Saúde, além de instigar o processo reflexivo de trabalhadores e gestores sobre a humanização no processo de trabalho, fortalecendo assim a abordagem humanizada nas práticas de atenção a saúde entre usuários e trabalhadores.
Ainda estão previstos a realização da Primeira Amostra Humaniza Chapecó, que deve acontecer em novembro deste ano, e um curso de Desenvolvimento de matriz de intervenção, no intuito de dar continuidade ao projeto e qualificar o trabalho para o próximo ano.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo