Publicado em: 10 de setembro de 2019 11h09min / Atualizado em: 10 de setembro de 2019 16h09min
Estudantes de Medicina da UFFS – Campus Chapecó plantaram mudas de árvores nativas. A atividade, coordenada pelo professor Marcelo Moreno e que faz parte de um projeto de extensão, é realizada pelo segundo ano seguido, com a intenção de, mesmo que de maneira simbólica, plantar árvores que representem cada uma das turmas no curso.
Conforme explica o coordenador do projeto, professor Marcelo Moreno, cada uma das turmas torna-se responsável pelo cuidado e manutenção das plantas até a formatura. “Assim, quem sabe, daqui alguns anos seja possível visitá-las (as árvores) e com isso rever todo período histórico que tiveram nesse ambiente de formação profissional e refletir sobre o significado desse gesto para a manutenção e respeito ao planeta em que nascemos, vivemos e trabalhamos como profissionais médicos e médicas”.
O plantio de árvores nativas, como cedro, flor da china, acácia mimosa e pau-ferro, foi no espaço próximo ao estacionamento, ao lado dos prédios de laboratórios. As mudas foram doadas.
Segundo o professor, o contexto foi importante para o surgimento da ideia. “Estamos vivendo em um momento histórico em que o ser humano está perdendo a relação primordial com o meio ambiente. A sociedade, muitas vezes, apega-se a falsas verdades como não necessidade de imunização, que exame de mamografia causa câncer de mama, que o planeta terra possui uma estrutura plana, que não existe aquecimento global, que seres vivos como árvores e animais não seriam importantes para a sobrevivência humana, etc… deixando a fundamentação científica de lado”.
Colaboram com o projeto a professora Agnes Crunivel e o técnico Marcelo Crizel.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo