Publicado em: 02 de março de 2018 00h03min / Atualizado em: 02 de março de 2018 16h03min
Para garantir que o momento de chegada dos novos estudantes no Campus Chapecó seja tranquilo e só de boas lembranças, o Grupo de Trabalho “Sua Voz, Nossa Voz” - que trata sobre questões de gênero, sexualidades e violências - em parceria com o Setor de Assuntos Estudantis (SAE), discutiu a demanda da Coordenação Acadêmica para evitar os trotes no Campus.
Ainda no final do ano passado, foram realizadas reuniões com os Centros Acadêmicos para relembrar que o Regulamento da Graduação veda toda e qualquer atividade/manifestação que atente contra os objetivos e princípios que regem a recepção aos acadêmicos, entre estes, de forma especial, o “trote”. Além disso, o Regulamento entende por trote toda a ação que promova e/ou cause coação ou agressão física, moral ou qualquer outra forma de constrangimento à pessoa, assim como qualquer ação que resulte em atos lesivos ao patrimônio público ou privado.
Assim, como forma de conscientizar os estudantes, foi criada a campanha “Volta às aulas sem trote”, que, de acordo com a psicológa do SAE, Amanda Trindade Castro da Silva, é uma forma de evitar que algo grave possa acontecer. “Os calouros não sabem o que podem ou não fazer, assim como não sabem os seus direitos. Então, estamos orientando que, se algo violento acontecer, as denúncias devem ser feitas à Ouvidoria da UFFS. Também faremos novas intervenções com os CAs e o DCE, além do envio de um e-mail aos alunos orientando a recepção e o acolhimento”, explicou.
Para Amanda, é essencial lembrar que os estudantes veteranos já foram calouros e passaram por dificuldades. “Vamos receber bem os calouros, para que se sintam acolhidos, especialmente nesse momento que representa um processo de mudança tão significativo. Esse é um momento importante para as relações e para que calouros e veteranos se conheçam”, afirmou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo