Publicado em: 12 de setembro de 2017 15h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2017 11h09min
Quem não gosta de um ambiente limpo e organizado para estudar? O quanto depende de cada usuário a colaboração para espaços de uso comum agradáveis e sem sujeira? Por que as pessoas riscam, quebram e depredam bens públicos, se eles são de todos, inclusive delas? Questionamentos como esses são feitos diariamente pelas pessoas envolvidas na Administração da UFFS – Campus Chapecó, pelas serventes de limpeza da UFFS – Campus Chapecó e por pessoas da comunidade acadêmica que não concordam com tais atitudes.
Na busca pela conscientização e, principalmente, pela contribuição da comunidade acadêmica com a limpeza, a organização e a manutenção dos bens na UFFS – Campus Chapecó, a Assessoria de Gestão, Administração e Serviços, ligada à Coordenação Administrativa, inicia a campanha “A UFFS é nossa”.
As instituições públicas são mantidas com o dinheiro dos contribuintes do país. É, portanto, o perfil da UFFS: desde a cadeira na qual o estudante senta durante a aula, os produtos empregados na limpeza das salas de aula até os materiais disponíveis nos laboratórios foram ou são pagos com dinheiro de todos. Assim, a UFFS ou qualquer outra universidade pública não é de uma ou algumas pessoas: ela é da população.
Mas “também ser minha” não pode carregar a ideia de “posso fazer o que eu quiser com ela”. É assim que pensa a assistente em administração e fiscal de contrato dos terceirizados, Daiane Lemes Pereira, em um texto (íntegra abaixo) que demonstra toda a preocupação com a Instituição. “A campanha ‘A UFFS é nossa’ surge no sentido de entendermos a responsabilidade de cada um com o nosso meio. De cada aluno, de cada professor, de cada técnico, em perceber que todos temos a responsabilidade de salvaguardar o nosso querido Campus, pois ele é nosso! Todos nós utilizamos seus espaços, passamos boa parte do nosso dia em comunhão com esse espaço e com os demais usuários. Temos o direito adquirido de usar este Patrimônio Público, mas também temos o dever de bem usar. De bem cuidar. De se sentir parte dele, parte dessa história, que é a história de cada um e de todos nós juntos”.
Várias ações serão desenvolvidas. Uma delas é a comunicação: a Assessoria de Comunicação da UFFS – Campus Chapecó produzirá materiais variados a respeito do assunto. A página da UFFS - Campus Chapecó no Facebook também terá lembretes e dicas de atitudes simples que podem fazer muita diferença nos espaços da Instituição.
Pelo futuro da UFFS
Daiane Lemes Pereira*
Minha preocupação com alguns hábitos da comunidade acadêmica do Campus Chapecó nasce da minha função, a saber, fiscal de contrato dos terceirizados. A fiscalização deste contrato me permite viver o dia a dia desses funcionários que são sumamente importantes para o bem andar das coisas aqui no Campus. As atividades mais básicas que permeiam a vida acadêmica acontecem porque existe esse "time de base" nos auxiliando diariamente.
Temos espaços lindos aqui no nosso Campus. Nesse lugar é possível vivenciar experiências agradáveis, como observar um lindo pôr do sol, deitar-se na grama após o almoço, tomar um chimarrão observando as paisagens... Mas quem é que mantém a grama aparada para que possamos relaxar sobre ela? Quem repõe o papel higiênico no banheiro? Quem assegura a energia elétrica para garantir as aulas?
Pois bem, esse pessoal, que muitas vezes passa despercebido, está diretamente ligado à nossa qualidade de vida em estar em um espaço público e viver as experiências que esse espaço pode nos proporcionar. Nossa maneira de ser faz com que percebamos essas pessoas nas piores situações: quando falta papel higiênico no banheiro, quando as salas de aula estão desorganizadas, quando falta luz, etc. Nesses momentos lembramos que eles existem. Mas lembramos porque insistimos em atribuir a culpa em alguém, e esse alguém é sempre o outro.
Diante disso, a campanha de conscientização, intitulada "A UFFS é nossa", surge no sentido de entendermos a responsabilidade de cada um com o nosso meio. De cada aluno, de cada professor, de cada servidor, em perceber que todos temos a responsabilidade de salvaguardar o nosso querido Campus, pois ele é nosso! Todos nós utilizamos seus espaços, passamos boa parte do nosso dia em comunhão com esse espaço e com os demais usuários. Temos o direito adquirido de usar este Patrimônio Público, mas também temos o dever de bem usar. De bem cuidar. De se sentir parte dele, parte dessa história, que é a história de cada um e de todos nós juntos.
Na minha opinião, somos um Campus bem preservado. Mas, por outro lado, ainda somos um Campus jovem. A nossa campanha visa o futuro... Como estaremos daqui a dez, 20, 30 anos?
Em conversa com as serventes de limpeza, fica claro que é necessário mudarmos certos hábitos. Muita coisa boa já é feita, mas, mesmo assim, nos deparamos com atitudes que não condizem com o essencial para mantermos um Campus preservado por um longo espaço de tempo.
Eu tenho o desejo de ver meus filhos estudarem aqui, e eu ainda nem tenho filhos. Precisamos ter a empatia necessária com as gerações de estudantes, professores e técnicos que hão de estar nesse espaço futuramente. Podemos fazer a nossa parte, porque a carga não é pesada. Basta que cada um aja de acordo com a forma que espera que o outro aja. Quem é que gosta de entrar em uma sala com as carteiras bagunçadas e o lixo espalhado pelo chão? Mas nos damos conta de quando deixamos uma sala assim ao sair dela? E no banheiro, quem gosta de encontrar surpresas indesejadas? Eu não gosto, logo, devo agir da forma que gostaria que agissem comigo. Se uma pessoa deixa de fazer a sua parte, acaba sobrecarregando um outro alguém que acabará por fazê-la. E assim, sucessivamente.
Para finalizar, gostaria de esclarecer que não queremos, com a campanha, expor quem quer que seja, ou julgar as coisas de uma forma negativa. Pelo contrário, o que queremos é exaltar os bons exemplos, aplaudir aquele que se preocupa em jogar o lixo na lixeira, e mais que isso, aquele que tem a sensibilidade necessária de saber que o lixo reciclável tem uma destinação específica e o não reciclável também. Queremos vangloriar os que se preocupam com a preservação do Meio Ambiente e do Patrimônio Público. Queremos aplaudir aquele que dá a descarga após usar o banheiro, não só por questões de higiene, mas por saber que essa atitude, até certo ponto, preserva a integridade e a dignidade do próximo que irá usá-lo, assim como da pessoa que o limpará. É isso que a Coordenação Administrativa do Campus Chapecó espera alcançar: uma consciência de responsabilidade que parta da própria pessoa. E que isso se materialize na preservação do nosso meio.
* Assistente em administração e fiscal de contrato dos terceirizados da UFFS – Campus Chapecó, lotada Assessoria de Gestão, Administração e Serviços da Coordenação Administrativa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo