Publicado em: 09 de fevereiro de 2017 16h02min / Atualizado em: 08 de março de 2017 16h03min
Falar de amor é uma tarefa, no mínimo, extenuante. Pudera, tentar compreender a complexidade de tal sentimento é um exercício de entrega. Mas Ana Oliveira é decidida. Buscou nas palavras o meio para externar sua obra e olhar a respeito do amor. Coração Desordenado é o primeiro livro da acadêmica de Letras/Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó e será lançado no próximo sábado (11), em Chapecó.
Gaúcha de Erechim-RS, Ana escreve poesias para seu blog (annapoulain.blogspot.com.br) desde 2010, no qual explora ainda os gêneros conto, ensaio e prosa poética. O primeiro livro de sua carreira como escritora é um compilado de escritos desses últimos seis anos e transita não somente no amor, mas em temas como saudade, liberdade, dor, magia e misticismo. A obra é tão completa que, além da revolução literária que se manifesta pelo arrebatamento hispano-brasileiro, também possui os clássicos e afamados sonetos, demonstrando, definitivamente, o fascínio da autora pela escrita poética”, diz o prefácio do livro, escrito por Guiomar Baccin – também poeta e estudante de Filosofia da UFFS – Campus Chapecó.
Quando transborda
Coração Desordenado está muito ligado, também, à função de pesquisadora de Ana na área da Literatura, voltada à poesia brasileira e hispânica. Ela conta que este trabalho é uma feliz consequência de vivências que já não cabiam mais do lado de dentro. “Falar de saudade, solidão, dor e, sobretudo de amor, é um modo de dar voz aos sentimentos e sensações que, num frenesi desesperado, anseiam em ter vida própria, através da palavra, dos versos, da poética”, afirma a escritora, fundadora e integrante do Grupo Poético Versejar. Ana completa dizendo que o livro é o resultado da tentativa de ordenar, ainda que pouco, o coração que ama em sua plenitude.
Contemplado no Edital Municipal das Linguagens 2015, o projeto do livro recebeu recursos da Secretaria de Cultura para ser editado e agora passa a ser divulgado pela região. O evento oficial do lançamento será no sábado, dia 11 de fevereiro, às 19h, no Café Brasiliano (no Centro Comercial). Além disso, haverá um pocket shows com o músico Ronei Zanette, da banda Isso é Ócio, e a participação especial de Márcio Pazin, que musicou uma das poesias de Ana.
*Com informações de Taulan Cesco
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo