Publicado em: 25 de novembro de 2022 16h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2022 18h11min
Nos dias 08 e 09 de novembro, os cursos de graduação em Ciências Biológicas e Agronomia e o mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis do Campus Cerro Largo promoveram o 1º Pint of Science - Cerro Largo.
O Pint of Science é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. O festival visa oferecer palestras interessantes e relevantes sobre as últimas pesquisas científicas em um formato acessível ao público - principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos.
O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos. Desde então, o festival já aconteceu em 179 cidades de todo o Brasil até 2019. Por conta da pandemia da covid-19, o festival não aconteceu presencialmente nos anos de 2020 e 2021, apenas no formato on-line. O Pint of Science para além de um festival, é uma estratégia fundamental para o debate da ciência no nosso país, e uma forma de brindar à ciência nacional.
Assim, o Pint of Science 2022 – Cerro Largo ofertou duas palestras/bate-papos, no período noturno, nas quais os professores pesquisadores vinculados a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-CL) abordaram temáticas relacionadas a pesquisas desenvolvidas na Universidade.
No dia 08, o tema foi "Um 'pint' com a UFFS sobre pesquisa ambiental", com os professores Alcione Aparecida de Almeida Alves, Fernando Henrique Borba e Suzymeire Baroni, realizado no estabelecimento Uzzina da Cerveja e com a presença de 125 participantes inscritos.
No dia 09, o tema foi "Um 'pint' com a UFFS sobre clima, estudos e pesquisas atuais", com os professores Anderson Spohr Nedel, Daniela Oliveira de Lima e Sidinei Zwick Radons, realizado no estabelecimento Dyllu's Bar e com a presença de 113 participantes inscritos.
Para a organizadora do evento, professora Nessana Dartora, o evento foi bastante positivo, multidisciplinar, unindo e envolvendo estudantes e professores de vários cursos da UFFS, além de contar com boa participação e aprovação do público acadêmico e geral quanto à organização e aos temas debatidos. A perspectiva é que o festival só venha a crescer, agindo como uma forma de divulgar a Universidade e suas pesquisas para a comunidade local.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo