Publicado em: 24 de março de 2016 09h03min / Atualizado em: 24 de março de 2016 09h03min
Cerca de 65% dos professores da Educação Básica (Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio) das redes públicas no Rio Grande do Sul não têm formação continuada, ou seja, atuam nas escolas sem uma constante atualização dos avanços científicos, tecnológicos e sociais. É o que informa a plataforma Cultiveduca elaborada pelo Centro de Formação Continuada de Professores da UFRGS e que estabelece um perfil dos docentes em todo o Brasil, por estados e municípios. O Plano Nacional de Ensino (PNE) informa que a formação continuada, além de uma exigência, é também um direito para e do exercício profissional e faz parte de uma das diretrizes de valorização do magistério citada pela Lei nº 10172/01.
Nesse contexto atua o Programa de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira articulado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo e coordenado pelo professor Luís Fernando Gastaldo. O projeto já vem sendo discutido com diversos representantes do setor educacional desta região desde 2011: Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, Três Passos e Cruz Alta; Secretarias Municipais de Educação de 85 municípios; Sindicatos dos Trabalhadores em Educação (CPERS); Instituições de Ensino Superior (IES) da região – Instituição Federal Farroupilha (campi Santa Rosa, Santo Augusto e Panambi), Uergs, Unijuí, Uri, Iesa, Unicruz e Setrem. Além disso, conta com o apoio da Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santo Ângelo e Missões. Essa parceria interinstitucional permitiu articular a formação continuada de cerca de 10 mil profissionais da educação (entre professores e funcionários das escolas).
Como funciona o Programa
Cada CRE organizou um Grupo de Trabalho (GT) por área de conhecimento, com professores da área, um coordenador do grupo e um assessor colaborativo de uma IES da região. As reuniões dos GTs e as CREs passaram a reservar um dia fixo da semana para os professores de cada área se dedicarem ao planejamento e à formação continuada, que normalmente acontece na escola. Eles atuaram reflexivamente sobre as práticas escolares. Segundo o professor Gastaldo, “nas reuniões os coordenadores dos GTs deveriam garantir o registro rigoroso, em atas, das experiências, ideias, propostas reflexões e decisões aventadas”. São 12 os GTs formados: de Gestão; Alfabetização e Letramento; Seminário Integrado; Educação Profissional; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Funcionários de Escola; Jovens e Adultos; Educação do Campo; e Curso Normal.
O que é o Programa
A proposta do Programa pretende otimizar a Educação Pública básica na região Macromissioneira levando à efetivação do direito social universal à educação de qualidade científica. O Programa leva os profissionais da Educação a refletirem não só sobre as teorias pedagógicas, mas sobre as práticas, em um processo de intenso diálogo entre os agentes que atuam nos ambientes escolares e de todas os níveis de ensino.
Em outubro de 2014 foi realizado o I Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada, em Cerro Largo. O evento reuniu cerca de 800 pessoas dos municípios de abrangência do Programa e representou uma avaliação dos trabalhos realizados durante todo aquele ano. Na ocasião, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, informou que o Programa representava “o maior projeto de extensão da Universidade e também o melhor avaliado programa de formação continuada de professores do Brasil”. Quase dois anos após essa afirmação, o coordenador do Programa orgulha-se de informar que ele continua entre os mais bem avaliados do Brasil e o maior projeto de extensão da UFFS.
II Seminário Macromissioneiro
Na próxima semana, dia 30 de março, será realizado o II Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada, em Cerro Largo. O evento contará com a presença do professor português António Sampaio da Nóvoa e a ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria Beatriz Luce. Na oportunidade, será lançado o livro “Formação Continuada Macromissioneira”, organizado pelos professores da UFFS – Campus Cerro Largo Luís Fernando Gastaldo e Lívio Osvaldo Arenhart e pelo servidor técnico-administrativo do Campus Francisco Angst. O livro tem a colaboração de 77 profissionais da educação. Segundo Gastaldo, em breve será publicado o e-book com relatos de experiência dos professores participantes, que contou com a escrita de mais de 700 autores.
As vagas para participar do evento serão garantidas por meio de inscrição realizada diretamente nas 6 CREs das regiões citadas, com um responsável designado pela coordenadoria. Porém está disponibilizada, no blog do Programa de Formação, a lista de espera para os interessados em participar do evento. A inscrição é gratuita, e os participantes receberão certificação. O link para adicionar o nome na lista de espera é este AQUI.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo